Carreiras | Empregos

Depois do terremoto que abalou o Japão no dia 11/03 o mundo todo parou para pensar em como se prevenir desse fenômeno. O Japão e muitos outros países já enfrentaram outros terremotos e até estavam preparados para suportá-los.
Acontece que a natureza está cada vez mais imprevisível e os desastres naturais estão ficando mais potentes. Para evitar os estragos que eles podem provocar, é preciso entender esses fenômenos e montar estratégias para contê-los. Por isso, existe uma profissão que cuida só disso, vocês sabiam? É a Sismologia.
Sismologia é o estudo dos sismos (tremores de terra) e, em geral, dos diversos movimentos que ocorrem na superfície do globo terrestre, como, por exemplo, vibrações provocadas por erupções de vulcões, tsunamis e maremotos. Essa ciência é uma especialização da Geofísica. Por isso, quem quiser atuar como sismologo precisa se formar como geofísico.
O trabalho do sismólogo é conhecer e determinar em que circunstâncias ocorrem os sismos naturais assim como suas causas e ditribuição sobre o globo terrestre, com objetivo de prevê-los em tempo e espaço.
A ferramenta de trabalho dos sismólogos é o sismógrafo, aparelho muito útil para registrar e analisar os abalos sísmicos que ocorrem no interior da Terra. Toda a tecnologia dessa área está cada vez mais avançada para que um dia esses profissionais sejam capazes de prever um terremoto com muitos dias de antecedência, já que hoje eles conseguem prever apenas alguns minutos antes dos abalos.
Ao estudar Geofísica o profissional conhece a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. O geofísico, além de trabalhar com sismologia, pode investigar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos e gravitacionais do planeta.
Para saber mais sobre a carreira: Geofísica

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.