Carreiras | Empregos

Empregos.com.br – Como foi o início de sua carreira?
Luiz Seabra – Comecei a trabalhar quando tinha 15 anos. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa onde meu pai trabalhava. Depois recebi uma proposta para ser trainee no departamento pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.
Empregos.com.br – Como surgiu a idéia de fundar a Natura?
Luiz Seabra – Quando sai da Remington, fui trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu minha paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, me associei com um dos herdeiros para fundar, em 1969, o que é hoje a Natura. No começo tínhamos um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começamos a ver os resultados de tanto trabalho e pudemos começar a chamar aquilo que tínhamos na mão de empresa!
Empregos.com.br – Como conseguiram superar as dificuldades?
Luiz Seabra – Desde o começo éramos movidos por duas grandes paixões: os cosméticos e os clientes. O dinheiro sempre faltava mas a vontade e a ousadia nos fazia crescer. Confiávamos na qualidade de nossos produtos e na força de nossos valores, que são baseados no humanismo, na criatividade, no equilíbrio e na transparência – são esse valores que nos levam para frente até hoje!
Empregos.com.br – O que são as crenças e os valores para a Natura?
Luiz Seabra – A Natura é uma empresa que valoriza muito o contato humano e tudo o que ele pode trazer. Com os valores da marca queremos cultivar dentro e fora da empresa as relações e o potencial das pessoas, (humanismo) buscando soluções inovadoras (criatividade), aliando consciência e competência (equilíbrio) e vivendo abertamente nossos processos (transparência). Nossa crenças também se baseiam nas relações. Entre elas estão a busca permanente do aperfeiçoamento, o compromisso com a verdade e a busca da beleza, enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo.
Empregos.com.br – Por que a empresa optou pelo sistema de venda direta dos produtos?
Luiz Seabra – A opção pela venda direta surgiu como uma alternativa para o crescimento da empresa. Começamos com uma pequena loja na rua Oscar Freire onde eu mesmo dava um atendimento personalizado para cada cliente. Através da venda direta, conseguimos consolidar a marca no país e nos diferenciar dos concorrentes. Dessa maneira, os produtos e serviços são apresentados e recomendados de maneira adequada, segundo os interesses, necessidades e conveniência de cada pessoa.
Empregos.com.br – O que é o funcionário para você?
Luiz Seabra – Nunca gostei dessa palavra – “funcionário”. Na minha opinião somos todos construtores, por isso, aqui na Natura, costumamos chamar todos de colaboradores. Somos formados por diferentes pessoas e são elas que fazem da empresa o que ela é hoje. O bom clima dentro do ambiente de trabalho também é fundamental para o sucesso da organização, por isso o “Bem Estar Bem” faz parte de nosso dia-a-dia de trabalho.
Empregos.com.br – Qual foi seu incentivo para começar a trabalhar com tantos projetos sociais?
Luiz Seabra – Trabalhar com projetos sociais é colocar em exercício as crenças da empresa, desse modo podemos contribuir para a evolução da sociedade e também para a evolução da própria empresa. Ser uma empresa socialmente responsável é um desafio pois procuramos desenvolver projetos inovadores que consideram a importância de gerar uma ação que provoque uma mudança na realidade. Entre nossos projetos estão o Natura escola, Natura Jequitinhonha, Barracões Culturais da Cidadania, Programa Crer para Ver, entre muitos outros. Se quiser uma descrição mais detalhada dos nossos projetos visite nosso site – www.natura.net
Empregos.com.br – Que conselhos daria para quem está começando no mercado de trabalho?
Luiz Seabra – Não chamaria de conselho pois não gosto muito deles, mas acho que só devemos fazer aquilo que gostamos, senão perdemos tempo e desperdiçamos momentos preciosos. Temos que sempre que estar apaixonados pela vida, isso é fundamental!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.