Carreiras | Empregos

O que faz
É um profissional que administra o andamento, prazos, responsabilidades e orçamento de projetos. É ele quem faz o projeto acontecer da maneira planejada.
Ele também deve lidar com os riscos de fracasso que vão aparecendo durante a execução de um projeto, que devem ser mantidos no menor nível possível, evitando que ele fique fora do prazo ou não atinja as metas necessárias. Uma das formas do gerente de projeto estar preparado para potenciais ameaças é se planejar.
A autonomia de um profissional nesta posição é bem alta. Como os projetos geralmente acontecem em diversas esferas da empresa e utilizam recursos de outros departamentos, para garantir que o que foi planejado aconteça, o gerente de projetos tem passe livre para solicitar a colaboração de demais áreas da corporação e de seus profissionais, independentemente do nível hierárquico que o colaborador ocupe.
Formação
Para ser um gerente de projetos, não é obrigatório possuir formação. Inclusive, para ser um gerente, não necessariamente você precisará ser um funcionário. Você pode prestar um serviço de gerenciamento de um projeto especifico como autônomo ou até ter uma empresa especifica que só oferece este tipo de serviço.
No entanto, a vasta maioria das empresas exige uma graduação mínima e, a não ser que você já tenha muita experiência de mercado, não conseguirá ser contratado sem uma formação. Muitos programas de trainee aceitam qualquer tipo de curso, mas os mais compatíveis com a profissão são: Administração, Comércio Exterior, Direito, Economia, Marketing, Engenharia, Comunicação, entre outros.
Saiba que, para se destacar dos demais, é interessante fazer uma pós-graduação ou certificação em Gerenciamento de Projetos ou PMI® (Project Management Institute).
Quem contrata (vagas)
Todas as empresas grandes e multinacionais contratam gerentes de projetos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.