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Por Clarissa Janini
Tendências e conceitos de vanguarda do mundo empresarial foram apresentados a cerca de 17 mil brasileiros nos dias 7, 8 e 9 de novembro, durante a quinta edição da ExpoManagement. A HSM vinculou, no mesmo evento, um congresso com grandes autoridades mundiais em questões corporativas a uma exposição de empresas e instituições de ensino voltadas para a prática do mercado. O Transamérica Expo Center foi dividido em áreas temáticas para facilitar a visitação do público: Praça Gestão do Conhecimento, Praça Gestão de Processos, Praça Gestão de Pessoas e Praça Gestão de Vendas e Marketing. Além disso, foram realizadas diversas palestras paralelas abertas ao público sobre os mais variados temas.
Entre as atrações do congresso, destacam-se as participações do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani (foto), que apresentou a palestra “Liderança de Alto Impacto” e Nando Parrado, um dos sobreviventes do terrível acidente de avião nas Cordilheiras dos Andes com a equipe uruguaia de rúgbi que ficou conhecido como o “O Milagre dos Andes”.
Mesclando os princípios de um verdadeiro líder à experiência passada no comando da cidade durante os atentados de 11 de setembro de 2001, Giuliani fez uma conferência realmente impactante. “Ele estava se tratando de um câncer e mesmo assim saiu em combate. Isso é liderança de alto impacto”, afirmou o presidente da HSM, Carlos Alberto Júlio, ao apresentar o palestrante. Ancorado por Edson Bueno, presidente da Amil, o ex-prefeito ensinou que “a liderança pode ser desenvolvida, não é algo que vem necessariamente de berço” e apresentou ao público os seis princípios que devem nortear um bom líder.
1) Auto-conhecimento
Como líder, você precisa, antes de tudo, ter visão sobre sua própria vida e saber exatamente para onde quer ir. “Além disso, você deve saber para onde vai guiar as pessoas que lidera”, acredita Giuliani. Descobrir-se é uma tarefa que deve começar cedo em qualquer carreira. “Quando você é jovem, aprende muitas coisas com as pessoas para quem trabalha. Aprendi muito com um ex-chefe que era como o capitão de um navio, um verdadeiro líder”. Quando você acredita e segue rigorosamente seus princípios, sua palavra tende a ter mais credibilidade entre todos. “Projetos de longo prazo tendem a sofrer alterações devido à velocidade da mudança em nossos tempos. Porém, você deve levá-los adiante, mesmo sob baixa popularidade, para provar sua capacidade de liderança”.
2) Otimismo
Ter uma atitude positiva mesmo diante dos mais sérios problemas é a principal arma para a resolução de conflitos. “Visualize o positivo para enxergar os passos necessários”. Para o ex-prefeito, um verdadeiro líder vê as dificuldades como desafios a serem resolvidos. “As pessoas perseguem esperança, sonhos, alguém que lhes ofereça a solução para seus problemas”. Ele ainda afirma que, historicamente, pessoas que se tornam líderes são aquelas que mais oferecem soluções ao outro. Por isso, reitera: “nunca duvide do poder de oferecer soluções”.
3) Coragem
Para Giuliani, a coragem não é a falta de medo, mas sim como você o administra. “Muitas empresas falham porque ninguém quer enfrentar os riscos, por medo. O líder deve saber lidar com os riscos e procurar meios para enfrentá-los”.
4) Preparo
Lidar com imprevistos negativos pode ser desastroso para quem não possui preparo adequado. Essa lição o ex-prefeito aprendeu logo ao ingressar no cargo de promotor público, quando um juiz lhe afirmou que obtinha sucesso na corte porque para cada hora no tribunal, passava outras quatro horas se preparando. O palestrante afirmou que esse ensinamento o auxiliou na ocasião dos ataques de 11 de setembro. “Nosso serviço de segurança não tinha nenhum plano para reagir contra ataques aéreos. Porém, já tínhamos outros planos preventivos, que adaptamos para a situação”. Por isso, ele lembra que um líder deve estar preparado para tudo, especialmente para o pior. “Pessoas que estão preparadas para o esperado conseguem tomar decisões diante do inesperado”.
5) Trabalho em equipe
Assim como no esporte, cada integrante do time tem um papel diferente, pois ninguém é completo e auto-suficiente. “Tenha coragem e responda para si mesmo: quais são minhas fraquezas e como supri-las com as competências dos outros?” Foi dessa maneira que Giuliani obteve sucesso em um programa contra a criminalidade da cidade. “Precisei encontrar as melhores e mais preparadas pessoas para fazer parte da equipe, que tinham maior expertise sobre cada aspecto”.
6) Comunicação
Um bom líder deve gostar de se relacionar com pessoas e se interessar pela vida delas, genuinamente. “Não pense em pessoas como números, mas sim como seres humanos”. Em relação a isso, ele compartilhou com a platéia uma grande lição ensinada por seu pai: “é muito mais importante você ir a um funeral do que a um casamento, pois as pessoas precisam muito mais de você nos momentos difíceis”.
Torne sua empresa excelente
Outro destaque do congresso realizado na ExpoManagement foi a videoconferência de Jim Collins, professor da escola de administração de Stanford (EUA). Com o título de “Empresas e profissionais feitos para durar”, ele mostrou os passos que levam bons profissionais e empresas a se tornarem excelentes. “Possuir excelência não é uma circunstância, é uma escolha”. Ele contou que dados de uma pesquisa mostram algumas características comuns aos grandes líderes: suas empresas já passaram por sérias dificuldades; pensam sempre nas pessoas em primeiro lugar; não sabem definir a visão ou missão da empresa, mas sabem quem são seus parceiros ideais. Em suma, empresas que perduram são guiadas por líderes voltados para a relação humana em suas corporações. O professor compara a gestão empresarial a um ônibus: o líder, motorista, deve guardar os assentos mais importantes para as pessoas certas.
Collins estabeleceu uma escala de liderança em que o “líder nível 5” é o mais alto posto a ser alcançado em uma corporação. “Você só pode chegar ao nível 5 quando estiver inteiramente apaixonado por aquilo que faz”. Confira a escala, localize-se e tente chegar ao nível 5 de liderança:

  • Nível 1: Indivíduo de altíssima capacidade;
  • Nível 2: Indivíduo talentoso que colabora com o grupo;
  • Nível 3: Gestor competente;
  • Nível 4: Líder eficiente;
  • Nível 5: Executivo de nível 5 – Indivíduo que constrói desempenho excepcional e duradouro, juntando humildade pessoal e ambição profissional.

Lição de vida e sobrevivência
O encerramento da ExpoManagement 2005 contou com a emocionante palestra de Nando Parrado, uruguaio famoso por ter sobrevivido a uma das maiores catástrofes já registradas. Aos 18 anos, embarcou com parte da família e colegas do time de rugby para o Chile. O avião, ao passar pela Cordilheira dos Andes, chocou-se com o pico de uma montanha, partiu-se ao meio e caiu. Conhecido como “O milagre dos Andes”, o acidente ainda hoje causa comoção e prova que o espírito de grupo pode salvar vidas. Ele, que passou 72 dias no “inferno gelado” com outros sobreviventes, não se esquece jamais da maior lição que o desastre ensinou: “hoje, não me preocupo com coisas pequenas. O fato de poder acordar todos os dias e ter uma família é o que mais importa”.
A experiência deixou marcas inesquecíveis, mas a dura lição aprendida nos 72 dias que passou perdido na cordilheira com seus companheiros fez com que Nando levasse os ensinamentos para o mundo corporativo e se tornasse um profissional de sucesso. “Eu exijo o melhor de meus profissionais, porque dou o melhor de mim a eles também”, contou.
Nando e seu amigo Roberto Canessa foram os responsáveis por cruzar a cordilheira andina, saindo da Argentina – onde o avião havia caído – e chegando ao Chile – onde eles acreditavam já estar – para buscar socorro, numa travessia considerada impossível para dois rapazes já debilitados e sem o aparato necessário para aquela aventura no gelo. “Estava escalando a parede de uma montanha toda coberta de gelo, sem força para continuar, mas decidi que só iria desistir quando caísse de cara na neve. Em 30 segundos eu decidi que queria viver. Após tomar a decisão mais importante da minha vida em 30 segundos, esse é o tempo que levo para tomar qualquer outro tipo de decisão”, contou.
Segundo Nando, o sucesso da missão foi devido à combinação de alguns fatores que podem muito bem ser aplicados ao mundo corporativo:

  • Planejamento;
  • Diversidade de conhecimentos e talentos dos membros do grupo;
  • Trabalho em equipe;
  • União e respeito.

2006 já está aí
Mesmo antes de ser encerrada, a ExpoManagement já contava com o calendário da sua próxima edição, em 2006. Desta vez, a HSM promete trazer um dos líderes mais admirados do mundo: Jack Welch, CEO da G&E. Ele, que inspira até mesmo outros grandes líderes, passará dois dias em São Paulo com os participantes da ExpoManagement. Para os interessados, as inscrições já estão abertas no site daHSM.

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