Carreiras | Empregos

Yngrid Paixão – Empregos.com.br
Como já sabemos, cultura é algo bem diversificado, cada região tem sua cultura, cada país, cada família, cada empresa… Cada empresa? Isso mesmo. Dentro de cada empresa existe uma chefia, uma política, regras e, sim, uma cultura empresarial. E é bom ficar ligado. A cultura deve ser seguida e respeitada caso o empregado queira de fato trabalhar ali.
E como qualquer fase de adaptação, numa empresa não é diferente. Principalmente se o funcionário já vem de alguma outra empresa de dentro ou fora do ramo da atual. Ele já vem com vícios e manias da instituição anterior e até que se adéqüe e se acostume realmente, ele terá que ter muito jogo de cintura.
Veja algumas dicas para facilitar sua adaptação:
– Se vista de acordo com o estilo da empresa, preste atenção nas roupas dos outros funcionários e entre no padrão, principalmente se for social. Caso não seja, use algo discreto.
– Mantenha a naturalidade ao falar, não fale gírias e tente reparar como as pessoas se tratam (você/senhor) se chamam pelo nome ou sobrenome. Observe! E jamais fale mal da nova empresa para os novos colegas tendo como base a empresa anterior.
– Fique atento as pessoas independente do cargo que elas tem dentro da empresa, tente aprender e crie um clima de confiança. Saiba escutar e tente lembrar o nome das pessoas. Não faça grupinhos nem se envolva em panelas.
– Seja pró-ativo, dinâmico, esforçado e pontual, não demonstre desinteresse, afinal, você quer ou não trabalhar? Faça tudo o que lhe for pedido.
Tudo isso pode não estar de acordo com o que você está acostumado a fazer, no começo pode ser desesperador, mas com o tempo verá que pode se acostumar e passe a gostar da nova empresa.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.