Carreiras | Empregos

A falta de planejamento de carreira é mais nociva do que se imagina. Profissionais que não planejam a vida profissional a curto, médio e longo prazo, perdem oportunidades valiosas em sua trajetória e demoram mais para crescer no mercado de trabalho.
Uma saída interessante para o problema é empregar raciocínios típicos do mercado financeiro na condução da sua vida profissional. A vantagem de pensar como um investidor é adquirir visão sistêmica e priorizar a análise lógica dos riscos e oportunidades de cada movimento da carreira.
A Exame listou 4 lições sobre planejamento que o mundo financeiro pode ensinar a qualquer profissional:
Confira 4 lições que o mercado financeiro pode ensinar à sua carreira
1- Defina seus objetivos e estabeleça prazos de investimento
Do mesmo modo como se faria com uma aplicação financeira, é fundamental definir metas para a sua carreira. Você pode traçar objetivos gerais e específicos e, para cada um deles, estabelecer prazos anuais, com revisões trimestrais. Estabelecer alvos e datas para atingi-los ajudará você a tomar decisões melhores.
2- Antes de tomar uma decisão, avalie o impacto para a sua “liquidez profissional”
No mercado financeiro, “liquidez” significa a capacidade de transformar um ativo em dinheiro, isto é, a facilidade de vender um determinado recurso ou bem. No universo profissional, a liquidez é a sua empregabilidade – a facilidade de vender as suas competências para um determinado empregador.
Se você vai aceitar uma vaga em outra cidade ou estado, por exemplo, é importante avaliar se a mudança não pode afastá-lo do seu networking e, com isso, reduzir as suas chances de conseguir uma recolocação no futuro.
3- Diversifique os seus investimentos
Você já ouviu o ditado “não coloque todos os seus ovos em uma única cesta”?  O mesmo raciocínio pode ser aplicado à gestão da carreira. Buscar fontes de renda alternativas ao emprego tradicional é importante, sobretudo em meio ao cenário econômico instável.
Investir em especializações como pós-graduação, mestrado e doutorado abre portas para avançar na carreira, além de render salários mais altos. Os investimentos não se restringem apenas ao dinheiro. Quanto mais seu networking for extenso e heterogêneo, mais oportunidades terá no mercado, tornando-se referência entre as pessoas que conhece.
4- Avalie a situação de mercado de potenciais empregadores
Se você enxerga o seu trabalho como um recurso a ser aplicado, é preciso ter um “olhar de investidor” sobre as empresas em que você pretende atuar.
Faça uma análise crítica sobre a situação de mercado para saber quais processos seletivos vale a pena participar. Como a empresa se posiciona frente a competidores internos e externos? Qual é o perfil dos líderes? O negócio está em expansão ou retração? Há espaço para galgar posições internamente?
Invista em você e boa sorte! 🙂

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.