06 / 11 / 2015

Como vender uma dentadura na dinâmica de grupo?

Especialista Izabel Failde dá dicas de como se sair bem em uma dinâmica de grupo diante desse desafio
por
http://www.empregos.com.br

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Pergunta:

Em uma dinâmica de grupo, recebi a seguinte instrução: vender uma dentadura
cariada. Fiquei sem reação. O que deveria ter feito e qual o intuito deste
exercício?

Obrigada
Karine Bighelini
Porto Alegre/RS

Resposta:

Karine,

Pena que não estamos em contato ‘on-line’. Eu gostaria de saber o que, sob sua ótica, poderia ser feito no exercício. Imagino que tenha sido um processo seletivo, então vou comentar sob essa ótica, ok?

De forma geral, para qualquer produto que é desenvolvido num processo seletivo, o que se quer observar é o processo criativo, o desenvolvimento do produto e as competências e características de cada indivíduo na execução da atividade.

Vejamos: vender uma dentadura cariada requer imaginação, inventividade (portanto, criatividade), boa argumentação, segurança e assertividade do ‘vendedor’.

Se for um trabalho desenvolvido em equipe, podemos observar, ainda, como o grupo e seus integrantes lidam com a situação inusitada, comunicação e relacionamento interpessoal, liderança (se alguém se destacar), saber ouvir (considerando as soluções e argumentações dos demais participantes), etc.

Arrisco dizer que a empresa escolheu a dentadura cariada como poderia ter escolhido outro produto ‘diferente’: guarda-chuva sem pano, teclado (computador) sem teclas, cadeira sem assento, dentre outros.

Não é o produto em si que interessa, mas o que cada candidato faz com ele, como lida com as dificuldades, a capacidade de ‘sair’ dessa ‘saia justa’, as argumentações utilizadas para ‘vender sua idéia’. A compra e a venda em si não são tão significativas quanto o desenvolvimento desse processo.

Em relação ao que você poderia ter feito considere as informações acima e tente realizar o exercício, mesmo sozinha. Não é aconselhável que eu diga o que deveria ou não ser feito, pois muitas outras variáveis envolvem essa resposta (cargo em questão, empresa e características, plano de carreira, etc.).

Além do mais sempre devemos lembrar que não existe ‘certo ou errado’ no processo seletivo, mas ‘adequação ou não’ à necessidade empresarial do momento.
Abraços pra você e paz profunda!

Dra. Izabel Failde

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