08 / 02 / 2014

Como me preparar para uma dinâmica de grupo?

Em breve farei uma dinâmica de grupo em um hospital para enfermagem (auxiliar). Será minha primeira dinâmica e estou muito preocupada, pois não sei bem como me preparar, o que devo pesquisar, a roupa que devo usar (cor), que assuntos me serão cobrados, serão conhecimentos técnicos, do histórico da instituição, assuntos polêmicos relacionados a saúde, etc. Enfim, como me preparar no geral?
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Como me preparar para uma dinâmica de grupo?

Oi, Izabel,

Em breve farei uma dinâmica de grupo em um hospital para enfermagem (auxiliar). Será minha primeira dinâmica e estou muito preocupada, pois não sei bem como me preparar, o que devo pesquisar, a roupa que devo usar (cor), que assuntos me serão cobrados, serão conhecimentos técnicos, do histórico da instituição, assuntos polêmicos relacionados a saúde, etc. Enfim, como me preparar no geral? Não tenho a intenção de saber o que responder na dinâmica, mas como me preparar para ela, pois olhei alguns sites e eles aconselhavam pesquisar sobre o negócio da empresa, o mercado e outros assuntos deste tipo. Por favor, esclareça-me essas dúvidas.

Obrigada
Mauricea Alves
São Paulo/SP

Resposta
Olá Mauricea

Como dizem… “a primeira vez a gente nunca esquece!”

Aqui, nesta coluna do Empregos.com.br , você vai encontrar respostas para todas suas dúvidas… ou quase.

Sobre dinâmicas de grupo: o que são, para que servem, como são utilizadas, diminua sua ansiedade lendo os seguintes artigos:

Como ter calma na dinâmica e responder sobre o que eu espero do mercado?

Como identificar qual o comportamento real do candidato na dinâmica?

Quais os resultados dos jogos realizados durante as dinâmicas?

Prepare-se ainda mais com estas questões e respostas:

Por que uma resposta sincera pode me desclassificar?

Qual é a melhor maneira de falar sobre mim na dinâmica de grupo?

Considerando roupas adequadas, leia os textos abaixo. Há um específico para sua área:

Qual a melhor roupa para utilizar em uma dinâmica na área de Enfermagem?

Qual a roupa ideal?

Vou finalizar com um reforço de informação: nos dias de hoje, uma das observações realizadas nos processos seletivos refere-se ao conhecimento do candidato em relação àquela empresa, ou seja, a famosa “lição de casa”. Todas as informações são bem-vindas:

• Ramo de atividade . Essa informação lhe trará conhecimento e segurança se você aceita atuar nesse setor específico.

• Localização geográfica (de todas ou da maioria das unidades). Com isso você saberá de possíveis locais de trabalho, viagens, etc.

• Abrangência e origem do capital (local, nacional, multinacional). Além da informação acima, você ficará sabendo da necessidade do domínio de outras línguas, por exemplo. Também, é possível você começar a formar uma imagem da empresa, considerando o modo como as pessoas se relacionam e conduzem o negócio. Por exemplo: empresas orientais (japonesas, chinesas) costumam buscar incessantemente a perfeição. De forma geral os profissionais que nela trabalham são detalhistas, um tanto “fechados”, interessados nas ações coletivas, dentre outras peculiaridades.

• Número de colaboradores diretos (e indiretos, se conseguir essa informação). Dá mostras do tamanho da empresa para que você vislumbre seu futuro nela.

• Área de trabalho . O que faz sua área de interesse de atuação. Lembre-se que essa informação tem grande variação entre empresas, inclusive do mesmo segmento de negócio.

Enfim, tudo o que você puder pesquisar resultará em conhecimento e segurança sobre a empresa. Você encontra muitas – senão todas – essas informações no site da companhia, em jornais, revistas especializadas, revistas de interesse geral, profissionais que ainda atuam ou já atuaram na organização. A internet ainda é o meio mais rápido, fácil e abrangente de pesquisar.

A idéia disso tudo não é que você saia falando aos quatro cantos o que pesquisou, mas facilitar sua preparação para eventuais perguntas. Entre dois candidatos com potencial e competências similares, poderá ser quesito de desempate aquele que fez essa “lição de casa”.

Como informação nunca é demais, através do seu preparo e pesquisa você terá maior clareza e identificará se essa é, realmente, a organização que merece seu empenho e comprometimento.

Abraços e paz profunda a você!

Dra. Izabel Failde

Esta matéria ajudou você?

+ 30 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios