22 / 04 / 2016

Como as empresas estão ganhando seus funcionários

A tendência é que as corporações apostem cada vez mais em soluções criativas para diminuir a rotatividade de trabalhadores
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Um estudo da Talenses revelou que 71% dos profissionais paulistas ficam de três a seis meses antes de migrar para outra empresa. O número é extremamente curto se comparado aos trabalhadores de algumas décadas atrás, que costumavam passar anos em uma mesma organização, até se aposentarem.

Os profissionais da geração atual estão transformando o modo como os gestores de RH lidam com os funcionários. Questões como autoestima, crescimento profissional e ambiente flexível são benefícios que contam tanto quanto a remuneração salarial.

É cada vez mais comum que as empresas adotem soluções para não perder seus talentos para as concorrentes.

Abaixo, você confere alguns 5 benefícios diferenciados que as empresas estão adotando para reter seus funcionários:

1- Atuação na empresa
Não se sentir significante para a empresa é um dos motivos para a alta rotatividade de funcionários hoje em dia. O colaborador que só cumpre ordens e não vê como o seu trabalho é importante pode se sentir desmotivado.

Para reverter esse quadro, os gestores têm convocado todos os integrantes de suas equipes para participarem se reuniões estratégicas da empresa.

2- Variedade de benefícios
Não é incomum encontrar empresas que premiam os funcionários com bônus salarial, viagens e eletrônicos, pelo bom desempenho e cumprimento de metas.

Além disso, planos de saúde, planos dentários, vales alimentação e refeição, dentre outros benefícios complementares, são certeiros para reter os talentos na organização.

Como as empresas estão ganhando seus funcionários

3- Ambiente versátil
A flexibilidade de horários e a possibilidade de home office monitorado são realidade em várias companhias brasileiras. Isso porque muitos funcionários não veem relação clara entre a produtividade e o período que você fica na empresa.

Por exemplo, o tempo gasto no trajeto entre a casa e o trabalho pode ser revertido na execução de algum projeto realizado à distância.

4- Incentivo à carreira
Algumas empresas já têm parcerias com escolas de especialização e universidades, a fim de promover a qualificação dos funcionários na área em que atuam.

Investir no potencial de um colaborador que demonstra interesse em crescer na empresa é mais eficiente que contratar alguém especializado, mas que pode não durar no cargo.

5- Clima agradável
Sabe aquela premissa de que a vida profissional é chata e a diversão fica apenas para as ocasiões pessoais? As empresas estão rompendo com esse paradigma ao proporcionar um ambiente familiar aos trabalhadores.

Áreas de descanso, confraternizações e a prática de atividades físicas (como caminhadas e ginástica laboral) são algumas das medidas que unificam as equipes e dão leveza à rotina profissional.

Você tem algum desses benefícios na sua empresa? Conte a sua experiência nos comentários! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 3 pessoas ajudadas

Comentarios