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por Juliana Ricci
 
Em 2005, Responsabilidade Social interna é o foco principal do RH da Brasanitas Serviços Integrados, empresa que conjuga mais de 13 mil funcionários e está presente em quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná , Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Depois de assumir o desafio de estruturar o setor e definir seus processos em 2004, a diretora Carmen Nigro Doro pretende investir naquilo que é fundamental para 12 mil funcionários da empresa: recursos de base. “O foco da ação social é a nossa própria equipe, inclusive aqueles que estão afastados por doença de trabalho, por exemplo. É uma população carente de apoio social e vamos ajudá-la a ter menos problemas e trabalhar mais feliz”, promete ela.
A Brasanitas Serviços Integrados atua há 42 anos em hospitais, indústrias, redes de varejo e bancos, oferecendo serviços de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar, jardinagem e paisagismo, controle integrado de pragas e serviços de apoio – eletricistas, copeiras, ajudantes de serviços gerais, motoristas, recepcionistas. A personalização no atendimento , segundo a própria empresa, tem resultado em 20% de aumento nos contratos anuais.
Aos 33 anos de carreira em Recursos Humanos, a psicóloga que trabalhou a maior parte do tempo no mercado financeiro foi convidada a entender o negócio e o estágio de gestão da Brasanitas, trabalho que resultou também no projeto “Vai motivação, vem realização”. Saiba mais nesta entrevista concedida por Carmen ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – Por que você escolheu a área de Recursos Humanos e como começou?
Carmen Nigro Doro – Sou psicóloga pós-graduada em Administração de Empresas e em Psicodrama. Escolhi RH porque tenho grande interesse na natureza humana, era isso que me motivava a estudar psicologia. Na faculdade a maioria dos jovens quer a área clínica mas o meu interesse era outro e entendi que a forma de eu poder entender melhor o ser humano era por meio da psicologia organizacional. Tenho 33 anos de experiência em RH e trabalhei a maior parte do tempo no mercado financeiro – nos bancos BCN, Excell Econômico e BBV. Em 1999 passei a trabalhar como consultora em orientação de carreira – coaching – e desenvolvimento de políticas de Recursos Humanos para empresas de médio porte que não têm os recursos necessários para desenvolver a inteligência de RH. No início de 2004 fui chamada para rever a estratégia de RH na Brasanitas e acabei ficando por aqui.
Empregos.com.br -Você implementou mudanças no RH da Brasanitas? Quais as dificuldades e vantagens para o profissional responsável por mudanças em RH?
Carmen Nigro Doro – Sim, entrei lá pra rever o modelo deles. A maior dificuldade foi entender o negócio deles e o estágio de gestão e a partir disso desenhar uma estratégia que não existia. A maior vantagem é que a pessoa de RH já é ligada a pessoas e à natureza humana e isso ajuda o processo de mudança, já que ela pode influenciar para que as mudanças sejam feitas respeitando essa natureza. Com relação às dificuldades em geral, a maior é conciliar os objetivos da mudança com a disponibilidade das pessoas e a velocidade com que assimilam essas mudanças. Para isso, precisamos entender os 2 cenários e criar programas que os aproximem. Por exemplo, na Brasanitas estamos lidando com a percepção crítica dos líderes. Eu crio a estratégia e dou aos líderes para opinarem. Pessoas sempre agregam. Quando chegamos a um consenso e o procedimento vira oficial, a pessoa que contribuiu sente-se autora e defende aquilo tanto quanto o RH. Tudo aqui funciona por meio dessa participação.
Empregos.com.br – O estilo de gestão que você defende e aplica na Brasanitas então é o de gestão participativa?
Carmen Nigro Doro – Sim. Eu incentivo as pessoas a participarem e pensarem o que estão fazendo na empresa.
Empregos.com.br – Você já vivenciou momentos de crise na Brasanitas ou em outra empresa pela qual passou? Qual deve ser a postura do profissional de RH nessa hora?
Carmen Nigro Doro – Já passei por inúmeras crises, desde aquelas que me faziam avaliar se o que estava fazendo era certo até aquelas que me davam mais convicção. A postura é de parar, refletir e buscar outras visões. Nós não trabalhamos só com lógica, mas com o imensurável também, então quanto mais pudermos compartilhar as dúvidas, mais se ampliam as definições e se abrem novos caminhos. Não existe fórmula mágica e nem uma só postura. Eu aprendo muito com isso também e aprender não e´só conhecer, mas também olhar uma mesma coisa sobre outro prisma.
Empregos.com.br – Como é a política de RH da empresa? Como administram 13 mil funcionários em 5 Estados diferentes?
Carmen Nigro Doro – São 13 mil funcionários não terceirizados, apesar de sermos uma prestadora de serviços, o que facilita a montagem da operação porque ela depende de termos pessoas em disposição imediata. São 36 pessoas no RH, sendo 10 só para a área de segurança no trabalho. 12 mil colaboradores ganham praticamente o piso salarial da categoria e são pessoas carentes socialmente. A estratégia de RH para 2005 tem âncora no social, porque dando apoio a eles teremos baixo turn over, sem absenteísmo. Não é por treinamento e remuneração que eu vou conseguir isso, mas sim atacando aquilo que é a maior carência da maioria. Em 2004 o plano diretor previa enfoque na redefinição de processos.
Empregos.com.br – Qual é a taxa de turn over?
Carmen Nigro Doro -Na verdade é bem pequena. Em 2004 foi de 3% e em 2003 foi de 5%.
Empregos.com.br -A Brasanitas tem algum projeto externo na área de Responsabilidade Social? É o RH quem cria os projetos e organiza os participantes?
Carmen Nigro Doro – Não temos um projeto implementado mas já temos a idéia do que fazer. Com relação à nossa própria equipe, vamos trabalhar com os afastados por doença de trabalho, ensinar sobre administração do salário e da renda, investir na educação dos filhos e criar um plano social remoto, para conhecer os recursos da comunidade e investir nas maiores carências. Com isso, ajudamos as pessoas a ter menos problemas e trabalhar mais felizes.
Empregos.com.br – Existe plano de carreira ou algo semelhante? E plano de remuneração variável? Quais as competências necessárias para o profissional se manter na Brasanitas?
Carmen Nigro Doro – Temos plano de remuneração variável para os profissionais da área administrativa e os líderes – cerca de 600 pessoas. Não há conflito com os outros porque estabelecemos estratégias bem diferentes em função dos perfis. Quanto às competências, no pessoal da administração e liderança procuramos muita versatilidade e flexibilidade porque temos clientes com características bastante diferentes. Desejamos também que tenha visão estratégica e visão do todo, não somente de suas atividades, para poder ser crítico com relação ao impacto de suas ações na própria empresa e no cliente. O pessoal da área operacional trabalha dentro das empresas clientes e isso exige que tenham bom relacionamento humano – saber ouvir, atender bem, conhecer a necessidade do cliente.
Empregos.com.br – Fale sobre o projeto “Vai motivação, vem realização”
Carmen Nigro Doro – É um projeto de educação continuada que desenhamos no ano passado para criar o estilo Brasanitas de atendimento. Primeiramente, vamos trabalhar com cerca de 300 supervisores, que participarão de cinco fases. Cada fase corresponde a um dos cinco sentidos e objetiva estreitar vínculos, motivar nossos colaboradores para que o resultado de toda ação seja a maior satisfação dos nossos clientes. Trabalharemos competências relacionais (autoconhecimento, feedback e liderança), técnicas (serviços, produtos e equipamentos e técnicas) e negociais (conflitos, negociação comercial, endomarketing e envolvimento com o cliente).
Empregos.com.br -A Brasanitas procura aproveitar os talentos internos quando surgem oportunidades ou o mais comum é buscá-los no mercado?
Carmen Nigro Doro – Estamos crescendo constantemente, a cada contrato novo, há contratações. Buscamos essas pessoas internamente ou fora, dependendo do perfil. Antes de demitir alguém também procuramos remanejar.
Empregos.com.br – O profissional brasileiro tem se especializado e se atualizado o suficiente com relação às práticas de Recursos Humanos? Tem feito um bom trabalho? Que perfil deve ter o profissional de RH para trabalhar na Brasanitas?
Carmen Nigro Doro – Sim, temos feito um bom trabalho e o profissional tem sido rigoroso com relação a exigências do mercado e à sua competência profissional, mas ainda existe muita gente com perfil operacional. Precisamos de profissionais estratégicos no mercado. Quanto ao nosso perfil, exigimos o mesmo que as outras áreas da empresa: flexibilidade, versatilidade e visão do todo. Como não somos um RH de grande operação, os profissionais não têm tarefas segmentadas, então precisam pensar além de suas atividades.
Empregos.com.br – Qual é o segredo do sucesso da Brasanitas?
Carmen Nigro Doro – Uma empresa familiar gerida com zelo e com profissionalismo. É uma empresa ética, sem problemas políticos, inclusive os geralmente oriundos de empresas familiares.
Empregos.com.br – Você escolheria outra área para trabalhar, se pudesse voltar no tempo?
Carmen Nigro Doro – Em hipótese alguma, eu adoro a minha área. É a única coisa que farei pelo menos até os 80 anos, no que diz respeito a atuação profissional. Quando não tiver mais pique para o trabalho executivo, vou voltar a ser consultora.
Empregos.com.br – Você acha que procurar emprego é uma coisa difícil? Qual a melhor maneira de conseguir um?
Carmen Nigro Doro – É. Procurar emprego é um trabalho, é um emprego. É preciso ter um plano de trabalho para se conhecer e identificar as melhores oportunidades.

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