Carreiras | Empregos

As carreiras mais promissoras para 2017| Fonte: shutterstock

O mercado de trabalho brasileiro viveu momentos de tensão em 2016, com o fechamento de centenas de milhares de postos de trabalho e um total de aproximadamente 12,3 milhões de desempregados ao final do ano.
Apesar disso, 2017 chegou trazendo novos ares e esperanças renovadas e promete ser melhor que os dois anos anteriores. Com isso, é esperado o reaquecimento em determinados setores que, mesmo com a crise, desempenham um papel fundamental na retomada da economia.

Conheça as carreiras mais promissoras

Levantamentos concluíram as áreas que estarão mais aquecidas neste ano. Vamos a elas:

Advocacia – especializações em fusões e aquisições (M&A), recuperação judicial e consultoria tributária.

A crise econômica encarada nos dois últimos anos fez com que muitas empresas se vissem em dificuldades financeiras e buscassem a recuperação judicial como forma de sobreviver.
Mas também, com o novo cenário político e econômico e a volta da confiança do mercado, as empresas brasileiras se tornaram mais atrativas para os investidores nacionais e estrangeiros, o que alavanca as operações de fusões e aquisições.
Da mesma forma, no mesmo cenário adverso onde o Estado necessita arrecadar mais e mais, as empresas que investem em um planejamento tributário eficaz podem evitar novas autuações, além de buscar cada vez melhor uso de créditos tributários.

Engenharia – obras de infraestrutura, vendas técnicas e supply chain.

Com a chegada ao poder do novo governo, uma nova bandeira foi hasteada: a retomada do crescimento.
E este tem íntima relação com o investimento em grandes obras de infraestrutura, com a finalidade de contribuir com o crescimento econômico.

Seguindo essa mesma direção, o engenheiro de vendas técnicas é altamente valorizado, uma vez que as empresas necessitam de profissionais que possuam um entendimento profundo do produto ou serviço oferecido, o que pode contribuir para o aumento do faturamento da empresa. Além disso, os engenheiros que atuam na área de supply chain têm a oportunidade de se concentrar em estratégias de redução de custos.
Além de promover economias na área de compras, pode enxugar perdas financeiras em toda a cadeia de produção e na logística de atendimento ao cliente.

Governança corporativa e compliance

Áreas importantes, pois garantem que a empresa esteja em dia com as melhores práticas de governança corporativa e seguindo regras estabelecidas interna e externamente.

Recursos Humanos – desenvolvimento organizacional.

Em tempos de recursos financeiros escassos, este profissional ganha notoriedade porque muitas empresas de pequeno e médio portes precisam fortalecer seus times e desenvolver projetos que mantenham a motivação dos profissionais.

Tecnologia da Informação (TI) – Projetos, Inteligência de negócios, desenvolvedores web e mobile.

A gestão de projetos em TI se tornou mais estratégica nos últimos anos. As empresas necessitam de soluções tecnológicas cada vez mais complexas, o que explica a valorização dos profissionais de projetos. Quanto à inteligência de negócios (ou business intelligence – BI) os profissionais têm seu valor elevado, na medida em que as lideranças corporativas cada vez mais necessitam de dados internos e externos confiáveis e rapidamente bem analisados para a tomada de decisões estratégicas.

É muito pouco provável que empresas que ainda não tenham marcado presença na web ou no ambiente mobile, não voltem recursos para essas direções. Hoje em dia, o ambiente virtual se tornou o cenário principal da batalha comercial, resultando em uma crescente demanda por profissionais especializados em atuar nesse segmento.

Comercial – mídias sociais e digitais, e-commerce, trade marketing e novos negócios

A era digital veio para ficar e ainda deverá evoluir muito. Por isso, expandir a empresa através de mídias e redes sociais e mesmo abrindo uma loja virtual pode ser o caminho natural por todas as empresas.
Falar em trade marketing é falar em uma área estratégica para alavancar vendas e consolidar a marca de uma empresa no mercado em que atue.

Em um cenário desafiador, aquele que melhor se posicionar, tende a auferir os melhores resultados.
Mas, a solução para muitas empresas pode estar em expandir para novos produtos e mercados. Nesse sentido, o profissional ao demonstrar uma visão ampla e estratégica, identificar novas oportunidades para a empresa, tem grande potencial para ser valorizado.

Administração e Finanças – Compras, contabilidade, tesouraria, planejamento financeiro e fiscal

Já há muito tempo que as empresas buscam reduzir seus custos na origem, ou seja, na compra de insumos. Se fizer boas negociações na etapa de compras, garantirá mais eficiência para a produção. Já os profissionais voltados à área contábil, fiscal e financeira, em regra, têm participação fundamental em todo processo de estruturação, restruturação e otimização de uma empresa.

São eles que, em épocas de crise ou não, são os responsáveis por planejar, controlar e maximizar os recursos financeiros. Como a maioria absoluta das empresas busca o lucro, os profissionais que lidam com o dinheiro são de suma importância.
A expectativa é clara: voltaremos a crescer. Assim, aqueles profissionais que estiverem adequadamente preparados para quando os novos postos de trabalho começarem a surgir serão os primeiros beneficiados. O mercado está se aquecendo aos poucos.

Prepare-se, capacite-se e diferencie-se. O mercado te aguarda!

colunista alexandre prado

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.