Da redação – Empregos.com.br
A chamada indústria criativa, que abrange áreas como publicidade e propaganda, design, moda, computação, música, televisão e rádio, arquitetura, artesanato, artes visuais, beleza e fotografia, é uma das promessas de criação de vagas para o próximo ano.
O país despertou para a onda criativa: além do crescimento da demanda por serviços, o governo, em parceria com o SEBRAE, irá investir milhões de reais em incentivo para empreendedores individuais e empresas criativas. Até uma secretaria foi criada: a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.
Com bons salários, a remuneração desses profissionais chega a ser até três vezes maior que a média salarial. É um bom motivo para incentivar quem quer mudar de área e de ares no próximo ano, a ficar de olho nessas oportunidades.
Algumas dicas para você estar preparado para entrar na indústria criativa:
1. Você, o talentoso Todo mundo tem um talento, escondido ou não. Antes de qualquer coisa, identifique algum talento, inclinação ou até mesmo gosto pessoal entre algumas das áreas criativas. Trabalhar com o que se gosta é mais fácil e mais prazeroso.
2. Criatividade não substitui qualificação Agora que já descobriu seu talento ou ponto forte, saiba que é só o início. Não basta ter tudo ao seu favor e não investir em qualificação. Procure cursos, workshops e orientação. Principalmente em áreas dinâmicas como essas, reciclagem e informação são indispensáveis já que tecnologias novas são constantemente jogadas no mercado.
3. Desperte o empreendedor em você Nessa indústria você pode ser um colaborador de uma empresa ou ter sua própria empresa. Um bom empreendedor é um bom observador, por isso, fique atento e identifique oportunidades à sua volta. Treine sua mente para ser aberta e curiosa e aja como um caçador de tendências.
4. Tenha os pés no chão Criatividade também rima com seriedade. Avalie seus projetos e planos, veja se as tendências que identificou são viáveis e se podem se manter em longo prazo. Apóie-se em cartilhas e programas do SEBRAE e SENAC. Ambos têm cursos, tanto para quem quer se lançar nos mundo dos negócios, quanto para quem quer aprender e se reciclar em áreas criativas.
5. Acredite Acima de tudo, confie em você e no potencial da sua ideia. Seguindo as dicas acima e agindo com seriedade e planejamento, tem tudo para dar certo!
A indústria criativa é a nova promessa do mercado de trabalho
Confira como aproveitar as tendências e as novas demandas do mercado de trabalho
Avalie:
Comentários 0 comentário