Carreiras | Empregos

Por Fernando Montero da Costa*
A comunicação certamente está entre os mais relevantes fatores para o sucesso de uma empresa. Como as organizações são redes de contatos e relações entre pessoas e equipes semi-independentes, o que conta é a interação entre as partes, e não isoladamente. Afinal, comunicar é compartilhar. Dentro de um processo de comunicação, além do emissor e do receptor da mensagem destacamos a importância do feedback ou retroalimentação. Trata-se de um processo verbal ou não verbal, por meio do qual uma pessoa informa a outra sobre suas concepções e sensações no que se refere à conduta e às opiniões do próximo.
Sendo assim, para que obtenhamos êxito num processo de comunicação e o mesmo se torne eficaz, é preciso que o emissor adapte sua mensagem ao receptor e comprove, mediante feedback, que tenha sido entendido. Dentre as vias de comunicação, destacamos que algo em torno de 60% a 80% representa linguagem corporal, entre 20 a 30% o tom de voz e 7% as palavras.
Qual é a finalidade da comunicação para as organizações?
– Compartilhar uma visão convincente: saber aonde vamos, ou o que é importante;
– Integração: unir esforços numa mesma direção;
– Fomentar a saúde da organização: criar um clima adequado;
– Tomar decisões inteligentes: dispor de informação para tomar a, cada momento, a decisão mais adequada.
O que ocorre quando não nos comunicamos?
– Não se dá instruções sobre o trabalho;
– As pessoas não sabem o que fazem nem para qual finalidade;
– A direção não recebe informação para a tomada de decisões;
– Fica impossível coordenar os diferentes trabalhos;
– Não há cooperação;
– Baixa produtividade, desmotivação, perda da competitividade…
O que é um plano de comunicação interno?
É um projeto inserido na cultura da organização que permite, através dos meios e suportes adequados, cobrir as necessidades de comunicação tanto dos indivíduos quanto dos grupos que a constituem.
Qual é a função da comunicação interna?
Ela se desenvolve tendo em conta seus elementos fundamentais: emissor e receptor, canal e mensagem. O objetivo é assegurar o cumprimento de metas através dos mecanismos de monitoramento e avaliação.
Quais são os objetivos da comunicação?
– Obter um fluxo de mensagens ascendentes (feedback), descendentes (informação) e horizontais (coordenação);
– Transmitir a todo o conjunto da organização as mensagens importantes (objetivos, formação, mudanças);
– Tornar coesas as equipes de trabalho;
– Facilitar procedimentos ágeis, participação eficaz e decisões dinâmicas;
– Dispor de uma maior eficácia operacional.
O que impede a comunicação (barreiras)?
– O lugar ou o momento;
– Perturbações ou interferências;
– Falta de empatia;
– Inexistência de feedback;
– Variação perceptiva;
– Não escutar.
*Fernando Montero da Costa é Diretor de Operações da Human Brasil, especializada em seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações. Site www.humanbrasil.com.br e fone (11) 3528-2200.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.