29 / 06 / 2016

7 maneiras de melhorar a busca por emprego

Saiba como superar as dificuldades do mercado e aumente as suas chances de conseguir a vaga ideal
por
http://www.empregos.com.br

É fato que fatores externos podem dificultar a inserção ou a recolocação no mercado de trabalho.

Crise econômica, alta concorrência, preferência por profissionais mais experientes ou com maior formação acadêmica são algumas das situações que fogem do controle de quem procura emprego.

Mas, é possível driblar esses problemas e conquistar a vaga ideal! O segredo é criar estratégias para ser chamado para boas entrevistas de emprego:

7 maneiras de melhorar a busca por emprego

– Tenha certeza de que a sua mensagem é clara
A pergunta número 1 das empresas é: Como você pode nos ajudar?

Tenha certeza que você está respondendo essa pergunta em seu currículo, e-mail e cartas de apresentação.

Se você tem dúvidas de como passar essa mensagem, veja como preencher o campo do objetivo no currículo.

– Tenha um currículo focado
Não tente ser tudo para todas as empresas e cargos. Tenha um currículo específico e um objetivo para cada vaga que você se candidatar.

– Foque em um tipo de emprego por período
Se você possui muitos objetivos de currículo diferentes, é bom tentar perseguir um de cada vez. Evite essa tentação. Priorizar e focar em uma área é a estratégia melhor.

– Seja ativo
Às vezes, o profissional foca apenas em disparar muitos currículos. Porém, esperar uma ligação ou resposta das empresas é ineficiente porque é uma atitude passiva. Por isso, o ideal é enviar menos currículos, mas se mostrar interessado pelas vagas.

– Comunique-se bem
A sua mensagem foi perdida por conta dos e-mails que não estão chegando? Procure feedback por outros meios. Às vezes, ele é necessário para descobrir falhas de comunicação, como falta de contato visual, parágrafos muito grandes no currículo ou até um perfil desatualizado no site de empregos.

– Pense na qualidade das vagas
É fundamental procurar vagas na posição em que você deseja, mas também em cargos que são relacionadas. Se não há uma vaga ideal, é possível procurar algo parecido e ganhar experiência. Priorize a qualidade das vagas, em vez da quantidade de currículos que você envia.

– Mantenha contato com a sua rede
Não manter contato com as pessoas é um dos principais erros que os desempregados fazem. Muitas vezes, os contatos podem saber de vagas para o seu perfil e também te indicar para conhecidos. Aqui, você fica sabendo como fazer uma boa rede de contatos em meio à crise.

Esta matéria ajudou você?

+ 666 pessoas ajudadas
Fonte: Forbes

Comentarios