Atualmente, quem não possui inglês fluente perde boas oportunidades no mercado de trabalho. Mas, assimilar uma língua estrangeira, pode ser um desafio e tanto. Muitos estudantes acabam desistindo no meio do caminho.
Abaixo, você confere 6 passos para não perder a motivação em aprender inglês fluente:
1- Pergunte a si mesmo as razões pelas quais você quer ou precisa aprender inglês
Liste estas razões, todas elas. Observe quais são os motivos relevantes para você neste momento. Se a sua principal justificativa para aprender inglês não for forte o suficiente, a tendência é você se sabotar inconscientemente.
2- Verifique se o tempo destinado ao idioma não está roubando tempo de vivências mais importantes
Imagine que você estuda inglês à noite, mas quer mesmo é ficar com seu filho, que tem de dormir cedo. Se esse é o caso, é melhor mudar seu curso para algum horário antes do trabalho, sábado ou horário de almoço. Isso vai diminuir o custo emocional das aulas. O curso não pode representar mais uma carga obrigatória a carregar na semana, privando você de prazeres.
3- Lembre-se de que todo aprendizado tem de ser divertido
Descubra como você gostaria de aprender inglês: com jogos? Vídeos? Teatro? Sozinho com o professor? Em grupo? Com aplicativos? Se você anda cansado do seu curso, faltando à aula, chegando atrasado ou não estuda nada depois, é melhor mudar de turma, professor, escola ou método.
4- Estabeleça pequenos desafios e fases
Conhece aquele prazer que dá quando você joga um game e passa de fase? Crie isso em seu estudo de inglês. Você pode, por exemplo, aprender duas palavras novas por dia, ler três notícias em inglês por semana, assistir a dois episódios da sua série favorita sem legenda (ou com legenda em inglês) a cada temporada.
5- Inclua o idioma nas suas tarefas rotineiras
Liste algumas atividades de que você goste ou que precise fazer durante a semana, e insira nesses momentos o aprendizado do inglês. Alguns exemplos: se gosta de cozinhar, busque receitas em inglês; se gosta de caminhar, aproveite para ouvir podcasts sobre o tema.
6- Aceite correções e aproveite seus próprios erros para aprender mais
Se quer se comunicar oralmente, tem de falar muito, em situações diferentes e sobre assuntos diversos. Sempre que possível, peça para ser corrigido por seus colegas e professores. Preste atenção às correções, faça anotações e estude. Nunca deixe que a possibilidade de errar paralise você, apenas “se jogue”. 😉
Comentários 0 comentário