25 / 03 / 2016

Veja 7 dicas para motivar sua equipe sem precisar gastar dinheiro

Para algumas ações voltadas à motivação no trabalho, não é preciso gerar grandes despesas para a empresa. Confira formas simples e eficientes para aprimorar os resultados da equipe
por
http://carreiras.empregos.com.br/

A motivação no ambiente profissional é um dos temas mais atuais quando se trata de gestão de pessoas. Hoje, a figura do “chefe” – gestor que se limita a delegar obrigações e cobrar resultados, sem pensar no trabalho coletivo – está ultrapassada. O bom líder sabe se posicionar à frente da equipe alinhando os interesses da organização ao dos funcionários.

O líder também entende que uma equipe motivada, garante retornos mais positivos à empresa. Porém, não basta apenas investir no aspecto financeiro, como o aumento de salário, bônus, dentre outros. É preciso garantir qualidade de vida no ambiente profissional para engajar o trabalhador e aprimorar sua produtividade.

Veja 7 dicas para motivar sua equipe sem precisar gastar dinheiro

Abaixo, você confere 7 dicas para motivar a equipe sem usar recursos financeiros da empresa:

1- Reconhecimento
Mostre como o papel do trabalhador é importante para o sucesso da empresa. Às vezes, focado apenas em cumprir seus deveres cotidianamente, o funcionário perde a noção de como seus esforços contribuem para o todo. Quando o trabalhador tem essa visão, deixa de achar a rotina chata e passa a considerá-la valiosa.

2- Satisfação
O funcionário está de acordo com a forma que os processos são executados? Seus valores e metas estão alinhados com os da empresa? Essas questões não devem ser feitas apenas no momento da contratação e exigem atenção permanente do líder. Se o funcionário está no trabalho apenas pelo dinheiro, ele pode não estar explorando todo o seu potencial. É preciso ouvir o trabalhador e buscar a melhor forma de estabelecer esse equilíbrio.

3- Feedback
Sem a devida orientação sobre o que está sendo feito errado, o funcionário não consegue evoluir a qualidade de suas atividades. No entanto, não basta alertar somente sobre seus pontos fracos pois, apontar defeitos, vai desmotivar o profissional. Dê total assistência sobre a forma correta executar o trabalho e não se esqueça de elogiar seus acertos e pontos fortes.

4- Gere confiança
É comum que os funcionários se espelhem no comportamento do líder e, mostrar comprometimento, desperta o empenho dos colaboradores. Seja exigente com seus próprios prazos para pedir o mesmo da equipe. Além disso, cumpra com todas as suas promessas. Se garantiu material de escritório ao departamento, ele deve ser disponibilizado. Se firmou o pagamento de comissão ou bônus, devem ser depositados na data certa.

5- Integre os indivíduos
Crie um relacionamento interpessoal saudável. Apresente o funcionário aos colegas logo em seu primeiro dia de trabalho. Aproveite, por exemplo, datas sazonais para promover pequenos encontros de interação entre os trabalhadores, como a brincadeira do amigo secreto. Lembre a data de aniversário de cada membro da equipe, seja por e-mail ou em um calendário fixado em um mural.

6- Apoie a carreira de cada um
Indique livros que tem a ver com o segmento a fim de mostrar interesse em impulsionar a carreira dos funcionários dentro da empresa. Palestras e cursos online gratuitos também são boas opções para sugerir.

7- Desafie o colaborador com metas possíveis
Não é incomum que alguns gestores estabeleçam uma meta muito alta já considerando a impossibilidade de atingi-las. Assim, ele aumenta os resultados significativamente, mas não paga os bônus pelo sucesso, pois os funcionários não terão êxito, embora se empenhem para isso. Seja honesto com os trabalhadores quanto à meta ideal, no entanto, não tente facilitar o trabalho. Seja ambicioso ao estabelecer as metas, mas tenha a certeza de que elas podem ser alcançadas.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 41 pessoas ajudadas

Comentarios