26 / 10 / 2015

Trabalho em equipe

Capacidade de trabalhar em equipe: eis uma das competências pessoais mais requeridas nos dias atuais, mas que poucos conseguem efetivamente colocar em prática. Por que é tão difícil trabalhar em equipe? Autor: Brian Clegg e Paul Birch Editora: Qualitymark R$ 25,00 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
por
http://www.empregos.com.br

Autor: Brian Clegg e Paul Birch
Editora:
Qualitymark
R$
25,00 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.

De acordo com Brian Clegg e Paul Birch, autores do livro “Trabalho em Equipe”, da Editora Qualitymark, isto ocorre porque uma equipe reúne profissionais diferentes, com valores, experiências de vida e opiniões também muito diferentes entre si. Isto é bom, porque é daí que surgem as idéias criativas, os projetos diferenciados e tudo mais. “Se todos pensassem e agissem exatamente da mesma maneira, não seria possível construir algo diferente”, explicam os autores. Mas o problema é que grupos de pessoas também caem em rotinas, também ficam desestimulados, também perdem o foco do trabalho.

É aí que entra a utilidade deste livro, já que ele traz ao todo 70 exercícios muito práticos para trabalhar em time. As atividades podem ser coordenadas pelo RH, pelo gerente da área, supervisor, qualquer pessoa que tenha uma certa liderança e saiba mostrar a eficácia dos exercícios, que têm cinco objetivos finais – que podem ou não estar relacionados:

  • estimular o trabalho em equipe
  • quebra-gelo para derrubar as barreiras entre as pessoas
  • aumentar a energia e sinergia entre a equipe
  • estimular a criatividade
  • divertir os membros da equipe

Qual o resultado deste trabalho? Segundo os autores, se utilizada corretamente – como um recurso planejado para quebrar o gelo, para aumentar a energia e como um kit de primeiros-socorros quando a energia cairou você se meter numa rotina – a técnica dos exercícios pode proporcionar uma contribuição enorme. “Você aumentará a eficácia da sua equipe de trabalho, a qualidade de seu resultado e, talvez – o melhor de tudo -, a diversão de tomar parte no processo”.

Sobre os autores:

Brian Clegg é jornalista e consultor de criatividade. Escritor conhecido nos Estados Unidos, tanto na mídia tradicional quanto na Web, publicou outros livros desta série, como Gerenciamento do Tempo, também publicada pela Qualitymark.

Paul Birch é consultor e treinador em criatividade. Trabalhou na British Airways, tendo atuado como desafiador e provocador em todos os níveis da empresa.

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios