28 / 05 / 2019

Trabalho e vida pessoal: como é possível conciliar?

Quem disse que não é possível conciliar vida pessoal e trabalho? Veja algumas ações efetivas para tornar isso viável!
por
http://www.empregos.com.br

A vida é muito mais do que levantar, trabalhar e dormir! É preciso também curtir os momentos com a família e realizar atividades que proporcionam felicidade e bem-estar — e tudo isso fica mais fácil quando se tem um emprego que ofereça qualidade de vida.

Realizar jornadas duplas e virar a noite finalizando relatórios com certa frequência, por exemplo, não é recomendado. É preciso ter equilíbrio para conciliar o trabalho e vida pessoal.

Para alguns, parece uma tarefa complicada. Contudo, é possível tirar de letra essa missão, colocando em prática algumas ações. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura para conferir!

Reduza as horas extras

É claro que existem situações em que é preciso fazer algumas horas extras. Mas isso não significa que você deva aumentar a carga horária de trabalho todos os dias — apenas em episódios emergenciais ou realmente necessários. Caso perceba que está extrapolando os limites diariamente (inclusive o permitido por lei), é hora de ligar o sinal de alerta!

Há duas possibilidades que podem culminar em horas extras com certa frequência. Talvez a demanda esteja muito alta, o que acaba sobrecarregando você, ou está ocorrendo um problema em relação ao seu rendimento. Isto é: a sua produtividade está aquém do esperado. Se for o segundo motivo, pode ser que você esteja procrastinando mais do que o aceitável.

Após descobrir o que está acarretando essa necessidade de horas extras, faça um cronograma das suas atividades diárias e o respectivo prazo que necessita para realizá-las. Desse modo, ficará mais fácil reduzir o tempo excedente para essas tarefas, para passar mais tempo com a família.

Aproveite os dias de folga

Não fique com peso na consciência por descansar. Lembre-se que aproveitar o tempo livre é um direito seu! Afinal, ninguém é de ferro, e é fundamental repor as energias, já que a mente e o corpo em ordem contribuem para um melhor desempenho.

Nesse sentido, utilize os dias de folga para realmente relaxar, tentando se desligar totalmente dos assuntos relacionados ao trabalho. Nem precisa dizer que nesses períodos deve-se evitar a execução de tarefas do seu emprego — a não ser que seja um serviço sobre demanda, isto é, aquele que você foi contratado para realizar já sabendo previamente do prazo de entrega.

No mais, saiba que os dias de folga são ideais não só para o repouso, mas também para praticar os seus hobbys. Inclusive, fazer atividades saudáveis e que você realmente gosta são responsáveis por renovar a sua força, permitindo a volta com pique total ao trabalho.

Tenha um telefone corporativo

Outra estratégia útil é apostar em um telefone corporativo e, nos finais de semana, por exemplo, deixá-lo de escanteio. Afinal, o aparelho só receberá chamadas relacionadas a demandas profissionais, e o intuito é conseguir aproveitar mais os momentos fora do trabalho. Nesse sentido, o telefone corporativo ajudará a separar melhor as tarefas, tornando o seu dia a dia mais organizado.

Lembre-se que a falta de equilíbrio pode gerar complicações: você pode se tornar, por exemplo, um workaholic — ou seja, uma pessoa que trabalha compulsivamente. Pode parecer algo bom, mas a longo prazo esse hábito tende a afetar sua vida pessoal e também a saúde.

Seja mais presente

Pense bem: do que adianta estar com as pessoas que você mais ama, se a sua mente está em outro lugar? Perceba, nesse contexto, a importância de estar, de fato, presente — isto é de corpo e de alma. Seja no trabalho, seja em um momento de descontração com a família, dedique a sua atenção à atividade que está sendo executada.

Portanto, viva de forma plena e intensa os momentos. Acredite: isso faz toda a diferença!

Delegue algumas tarefas

Levar e buscar os filhos na escola, estudar, trabalhar, malhar e organizar a casa. São tantas tarefas diárias que parece quase impossível executar tudo em tempo hábil, não é mesmo? Errado! Na verdade, isso acontece porque existe um acúmulo de responsabilidades.

Felizmente, esse cenário pode ser resolvido com a delegação de tarefas. Se você, por exemplo, fechar um pacote com uma van escolar, não terá mais que perder horas no trânsito.

Essa é apenas uma sugestão! O importante é ter o apoio de pessoas de confiança — seja de profissionais contratados, seja de pessoas da família. Dessa forma, você terá mais tempo para aproveitar a sua vida pessoal.

Opte pelo reposicionamento de carreira, se necessário

Já tentou de tudo e ainda assim não conseguiu encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Talvez, seja a hora então de pensar na possibilidade de reposicionar sua carreira e procurar por novas propostas de emprego.

Existem áreas que exigem mais do profissional, de forma que ele tenha que se dedicar bastante para conseguir manter a agenda em dia. Assim como há cargos que são mais flexíveis e que permitem uma vida mais leve e plena.

Caso tenha chegado ao consenso de que a melhor opção para você é buscar por novas oportunidades, não se esqueça de expandir o seu networking, ou seja, sua rede de contatos.

O site Empregos.com.br, nesse contexto, é um verdadeiro aliado: no plano básico, que é totalmente sem custo, você terá acesso a diversas empresas que estão com vagas abertas. Além do mais, é possível enviar o currículo para essas oportunidades.

Também existe a possibilidade de investir no plano completo. Com ele, o profissional não só anunciará o currículo, como também terá mais destaque, ficando no topo das buscas. Isso sem falar na possibilidade de se conectar diretamente com as empresas contratantes e verificar quais delas visualizaram o seu currículo. Outra vantagem é o acompanhamento, na íntegra, dos processos seletivos que você está participando.

Conciliar o trabalho e vida pessoal é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida e conquistar uma rotina leve e harmoniosa. O resultado é benéfico tanto para você quanto para a sua família, que poderão ter mais tempo juntos!

Ficou interessado e quer saber mais sobre a proposta do Empregos.com.br? Então não perca tempo e acesse o site agora mesmo!

Esta matéria ajudou você?

+ 19 pessoas ajudadas

Comentarios