Tipos de dinâmica em grupo mais comuns

Conheça as tarefas aplicadas com mais frequência pelos recrutadores e confira dicas para obter sucesso durante o processo.
por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

Para os que são bastante seguros de si – pensam que levaram a melhor por já ter passado pela primeira entrevista – vai um conselho: dinâmica também elimina. Então, cuidado para não levar um banho de água fria!

Izabel Failde, consultora organizacional e autora de Manual do facilitador para dinâmicas em grupo (Editora Papirus), explica que a dinâmica é capaz de desvendar com maior perspicácia comportamentos disfarçados na entrevista, já que os selecionadores investem, entre outros métodos, em tarefas “quebra-gelo” a fim de analisar como seria a conduta do profissional no dia a dia. Por isso, a orientação continua sendo a mesma para quem está participando de processos seletivos: não tente ser o que você não é.


Dinâmicas


Conquistando o sucesso:
Como você não pode prever quais serão as atividades aplicadas, acompanhe o que, em geral, os selecionadores observam e valorizam nos candidatos:

1- É seguro de si, possui valores, metas e ideias condizentes com as da empresa;
2- Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes;
3- Desempenha sua tarefa com o uso do raciocínio, planejando e executando o trabalho de forma organizada; expõe suas ideias com fundamento;
4- Tem boa comunicação verbal, clareza e organização de ideias, objetividade;
5- Aceita os demais membros promovendo-os, também, para o sucesso e êxito em seu desempenho;
6- Respeita as diferenças individuais.


Tome cuidado com:
1- Arrogância e prepotência ou autovalorização demasiada;
2- Timidez exagerada, sem participação efetiva no grupo;
3- Falas e comportamentos falsos, inventados;
4- Boicote a algum membro do grupo;
5- Desrespeito a regras e normas das atividades;
6- Centralização no trabalho em equipe;
7- Busca pelo destaque excessivo, que impeça a participação dos demais membros.


Veja agora quais são os objetivos mais focados pelos selecionadores e as recomendações de Izabel Failde para ajudar você a alcançar a excelência nesta fase.


Apresentação
Nome da atividade – Anúncio ClassificadoAs dinâmicas mais populares

Objetivos – Apresentação do candidato, fluência verbal, organização de ideias, criatividade.
Instruções – Imagine um anúncio de empregos, daqueles que se vê em revistas, jornais ou internet, e faça um sobre você. Anuncie-se! Venda-se!
Dicas – Dê informações sobre sua vida pessoal e profissional em, no máximo, 20 linhas. Observe que não é um currículo que o selecionador pede, portanto, seja criativo.


Atividade Individual
Nome da atividade – Script Inovador

Objetivos – Análise da fluência verbal e organização de ideias, As dinâmicas mais popularescriatividade, flexibilidade e adaptabilidade, objetividade.
Instruções – Você precisa aumentar seu faturamento mensal e, através de uma ótima negociação, adquiriu um lote de meias pretas masculinas. Você fará ações de telemarketing para divulgar e vender seu produto. Sua tarefa, portanto, é elaborar um script que usará para fazer contato com o cliente pelo telefone. Prepare seus argumentos para possíveis objeções.
Dicas – Seja claro e objetivo; considere que a venda por telefone é uma das mais difíceis, portanto prepare alguns argumentos criativos e interessantes para oferecer seu produto ao cliente. Não é necessário ser da área de vendas para realizar esta atividade; amplie seus horizontes!


Simulação de Vendas
Nome da atividade – Construção de um Produto

Objetivos – Criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, clareza e As dinâmicas mais popularesobjetividade, análise de conhecimento da área comercial, trabalho em equipe.
Instruções – Em subgrupos construa um manual técnico para seu produto. Defina nome, marca, características físicas, formas de uso, benefícios de utilização, preço. Através deste manual seu produto será vendido para outros subgrupos.
Dicas – Os produtos oferecidos pelos selecionadores costumam estar quebrados ou faltando peças (caneta sem carga, bola de futebol murcha, bolsa rasgada). Isso quer dizer que é essencial ser criativo, inovador. Jamais reclame do produto que deve vender; aceite a atividade como um desafio.


Trabalho em equipe
Nome da atividade – O veículo da empresa

Objetivos – Trabalho em equipe, flexibilidade e adaptabilidade, As dinâmicas mais popularesobjetividade, comunicação interpessoal, saber ouvir.
Instruções – Pense numa empresa que seja conhecida por todos os candidatos. Defina qual veículo de transporte melhor representa esta organização e os motivos. Com sucata, papéis, cola, tesoura, construa o veículo considerando tipo (tamanho, cor), capacidade de carga/passageiros, velocidade máxima, tipo e quantidade de combustível, quem é o condutor.
Dicas – As ideias são muitas e o tempo é pouco para a realização da atividade. Portanto, seja objetivo, saiba ouvir as sugestões dos demais participantes. Se for o caso, lidere a atividade sem impor suas próprias condições.

Esta matéria ajudou você?

+ 21 pessoas ajudadas

Comentarios