Carreiras | Empregos

O currículo é seu cartão de visitas junto às empresas e por isso, a chance de conseguir um emprego está diretamente relacionada à qualidade dele. “O currículo é a porta de entrada”, diz Luciana Lima, analista de RH da Microsiga. Geralmente, por meio desse documento é que tem início sua relação – frutífera, nós esperamos – com a empresa. “O currículo é uma das maneiras mais fáceis e práticas de chegar ao candidato”, explica Julia Alonso, sócia-diretora da Passarelli Talentos.
Atualmente, a maneira mais prática e eficiente de divulgar suas qualificações profissionais para as organizações é por meio da Internet. A rede mundial e os sites de emprego são utilizados por boa parte das organizações para procurar profissionais e divulgar vagas de maneira rápida e fácil. Mesmo assim, é importante ter seu currículo em papel, para uma eventual necessidade de mandar por correio ou entregar a um conhecido que possa repassar a alguém de seu interesse.
curriculonopapel
Assim, o currículo deve indicar de maneira completa e verdadeira a evolução profissional do candidato, e também apresentar isso de forma atraente, para se destacar entre os concorrentes. O objetivo é revelar as principais realizações e qualificações para um empregador potencial. Pense no seu currículo como uma ferramenta de propaganda de um produto que, no caso, é você!
Mas nem por isso ele deve ter o tamanho de um livro. Seja conciso, pois há muitos currículos para serem avaliados e muitas vagas a serem preenchidas. 30 segundos é a média de tempo usada pelos profissionais de Recursos Humanos para ler e saber de cara se o candidato interessa ou não.
Na realidade, não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo, mas aqui vão algumas dicas para ajudar no processo:
1. Facilite o contato entre o recrutador e você. É importante colocar mais de três formas de contato (telefone, telefone de recados, celular, e-mail)
2. Cuidado com erros de ortografia e gramática. Se estiver dúvidas, peça ajuda. Evite utilizar abreviaturas, pois podem ser difíceis de reconhecer. O melhor é usar a palavra inteira e colocar a abreviatura entre parênteses
3. Informe-se. Procure obter junto ao mercado indicadores sobre quais aspectos são hoje mais valorizados e enfatizados na sua área de atuação, assim será mais fácil definir seu objetivo e preparar seu currículo de forma adequada às necessidades do mercado
4. Capriche na diagramação. O currículo elaborado de forma clara e precisa, bem estruturado e com o design compatível representa a primeira imagem que a empresa terá de você
5. Não esgote as informações. Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse. Seja sucinto, claro, objetivo, porém completo nas informações relevantes. Faça tudo tendo em vista direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você traçou inicialmente
6. Leia e releia. Analise até que ponto ele estará coerente com o objetivo colocado no início, onde ele gera curiosidade e interesse por você como profissional, onde há brechas que possam ser melhoradas, etc.
7. Se for enviar por e-mail, prefira colocar o texto no corpo da mensagem e, em último caso, como arquivo atachado. Muitas empresas, por medida de segurança, não abrem arquivos enviados por remetentes desconhecidos
8. Não escreva sua pretensão salarial, nem encaminhe fotos, a menos que seja solicitado
9. Utilize palavras-chaves para descrever suas habilidades e realizações. Além de causar impacto, muitas empresas estão cadastrando os currículos em banco de dados internos e as palavras certas podem facilitar a sua inclusão nas buscas
10. Não minta! A mentira, como diz o ditado, tem perna curta e pode por tudo a perder. A oportunidade dos sonhos pode virar pó quando descobrirem que você não é ou não fez exatamente o que está relatado no seu currículo
11. Um bom currículo faz com que a pessoa sinta-se orgulhosa e confiante de seu valor diante do novo empregador
 
 

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