03 / 03 / 2016

Saiba como se preparar para um concurso público

Confira 5 dicas para os que estão começando como concurseiros investirem nessa modalidade sem erro
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Quem é aprovado em um concurso público, pode contar com a garantia de estabilidade do cargo e com a alta média salarial. Se você não tem nível superior nem experiência na área, não se preocupe – alguns concursos, têm como único requisito, a aprovação na prova de conhecimentos.

Os benefícios atrativos, tornam os concursos públicos bastante concorridos. Por isso, passar no teste exige muita dedicação e perseverança.

concrsopublicodicas

Para auxiliar os marinheiros de primeira viagem, separamos algumas dicas valiosas de como iniciar os estudos:

1- Objetivo

Escolha a área específica que deseja atuar. Pense no quanto você se identifica com os cargos que a compreendem e qual a remuneração que oferecem. Essa seleção deve ser criteriosa, pois migrar entre editais muito diferentes dispersa o foco dos estudos.

2- Leia, escreva e informe-se

Busque livros específicos para cada concurso e confira outras obras para material de apoio. Não se preocupe com a quantidade de volumes que você lê. Fique atento se o que você lê tem qualidade. Isso significa que você não precisa gastar com pilhas de livros. Reverta o dinheiro para aquela obra um pouco mais cara, mas que tem bom conteúdo.

Enquanto estuda, escreva. Inconscientemente, seu cérebro irá absorver a informação e vai te ajudar se bater aquele “branco” na hora da prova.

Manter-se bem informado é outro requisito básico. Conhecimentos atuais são exigência em vários editais, portanto, aposte em cadernos de atualidades, jornais, revistas e portais de notícias. Vasculhe a internet a procura de informações úteis, fique de olho em questões de provas anteriores e visite páginas relacionadas a concursos.

3- Organize um cronograma

Avalie a possibilidade de frequentar um curso preparatório. O conhecimento dos professores faz a diferença. E, mesmo quem frequenta o curso deve estabelecer horários para estudar, além das aulas presenciais.

Se você prefere aprender por conta, precisa dobrar a atenção com a rotina de estudos.

Estabeleça um calendário e reserve hora marcada para as disciplinas, uma de cada vez. Dedique ao menos quatro horas diárias apenas para estudar e comece com duas matérias por dia, duas horas para cada. Depois de pegar o jeito, o ideal é aumentar esse número.

Reserve o domingo para repor as energias. Fique com a família, veja TV, assista a filmes, vá passear. Essa é uma boa forma de repor as energias para começar a segunda-feira com o pé direito. Mas cuidado, nada de atividades que causam esgotamento físico ou mental.

Se no meio dos estudos para um concurso surgir a oportunidade de prestar outro, vá em frente! Apenas remaneje seu cronograma incluindo as matérias que eles não têm em comum.

4- Discipline-se

Siga suas regras com determinação. Não substitua sua rotina por qualquer outra atividade extra. Não se engane com expressões como “só hoje”. Lembre-se: o estudo é sua prioridade e não pode ser deixado para depois.

5- Sim, você pode!

Evite pensamentos negativos por causa do grande número de candidatos. Você está se esforçando ao máximo e a ansiedade só vai atrapalhar. Confie no seu taco.

Você já prestou algum concurso, tem mais dicas interessantes? Deixei aqui nos comentários!

Nesse link  você pode encontrar concursos que estão com inscrições abertas!

Boa sorte!! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 107 pessoas ajudadas

Comentarios