Carreiras | Empregos

Sou voluntária de uma ONG e hoje sei que muitas empresas prezam o trabalho voluntário de seus funcionários. Gostaria de saber se posso mencionar esse tipo de atividade em meu currículo e de que maneira posso fazer isso.
Rosangela Marques Costa
 
Resposta:
Rosangela,
Mencionar a sua participação em ONG´s no currículo é muito importante, mostra sua grandeza de espírito e sua flexibilidade em atuar em várias frentes. Não sei qual é a sua área de atuação e se pretende ficar com trabalhos mais formais nas oprganizações voluntárias, ou mesmo mudar radicalmente de área.
Caso deseja continuar no terceiro setor, saiba que o mercado vê muito bem profissionais dessa área, então você não precisa se preocupar em mudar de segmento, achando que poderia ter algum déficit se continuasse atuando em ONGs. Você precisa pensar o que mais deseja como sonho para a sua carreira e buscar uma recolocação no mercado de trabalho, mas não precisa ter receio de continuar no terceiro setor, de não ser bom para o seu currículo, porque isso não acontece. É mais importante você decidir o que é importante para você na sua carreira, no seu projeto de vida, do que na área que vai procurar uma recolocação. Depois de você decidir para que segmento quer seguir, é que vai organizar seu currículo, conforme suas prioridades.
Colocar que atuou em ONG´s no seu currículo é importante, mas a profundidade e detalhamento de seu trabalho nesse segmento depende de sua prioridade e objetivos profissionais futuros. Vamos então mostrar como seriam as duas prioridades, para que veja qual se encaixa mais aos seus projetos de vida e carreira futuros:
1) No caso de pretender ficar formalmente vinculada a ONG´S, se for seu interesse em permanecer no terceiro setor, mais importante ainda é descrever suas atividades hoje voluntárias e com maior detalhamento.
2) No caso de você ter outra área específica de atuação e pretender apenas citar que possui atividades voluntárias, seria importante unir, caso haja, sinergia com sua área de atuação.
Os currículos precisam trazer em destaque o que mais deseja como projeto de carreira e de vida. Como no item 1, se gostaria de continuar no terceiro setor, o que tiver realizado nessa área poderá estar mais especificado no seu currículo de forma mais extensa. Se deseja ir para outros tipos de empresas, é melhor resumir, como sugerimos no item 2.
Você precisa deixar bem especificado aquilo que tem mais a ver com o que deseja futuramente e de forma mais resumida, aquilo que é bom estar no seu currículo, mas não é prioridade profissional nos seus objetivos futuros.
Cada vez mais atividades no terceiro setor, em ONGs, mostram o perfil de um profissional que tem uma preocupação maior com o mundo em que vive do que em somente em cumprir funções, e essas características são muito bem vistas hoje em dia pelos empregadores, que querem profissionais preocupados com o mundo em que vivem.
Portanto, profissionais que se dedicam a questões comunitárias são vistos com bons olhos pelos empregadores, porque mostram uma preocupação com o outro, nobreza de espírito, atenção com o mundo ao seu redor. Características muitas vezes difíceis de se encontrar em alguns profissionais, onde o individualismo tem sido uma forte característica e nem sempre é positiva, para determinadas funções.
Espero ter podido ajudá-la!
Um abraço,
Adriana

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.