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Muito se escreve e se fala sobre o que os candidatos a vagas de emprego devem responder para obter êxito na entrevista. Entretanto, no cara a cara com o recrutador, a maioria dos aspirantes a um cargo se esquece de fazer perguntas-chave sobre a empresa e o emprego que irão impactar diretamente em sua carreira e satisfação no trabalho.
Para o especialista em recrutamento Joe Turner é fundamental buscar informações sobre a vaga antes de aceitar propostas. Numa fase em que o viés de superioridade do selecionador dá lugar ao diálogo “recrutador versus profissional”, Turner elaborou um guia – publicado em um site global especializado – com seis questões essenciais a serem feitas pelos candidatos na entrevista de emprego. Saiba quais são elas e por que você deve saber as respostas.
1. O que aconteceu com o profissional que realizava este trabalho? (Se uma nova posição: Como este trabalho era realizado?)
De acordo com Turner, é preciso conhecer todos os problemas ou antecedentes associados à vaga de emprego. Por exemplo: o antecessor foi demitido ou promovido? A posição é temporária ou nova? Isso mostra quais as expectativas dos gestores e como a empresa está se preparando para crescer.
2. O que mantém os profissionais na empresa?
É necessário descobrir o que um profissional da empresa tem a dizer sobre o seu trabalho. Segundo Turner, o entrevistador é a melhor pessoa para responder esta questão. Para entender a cultura empresarial, é válido conversar também com outras pessoas que trabalham ou trabalharam na organização.
3. Qual será a primeira tarefa a ser realizada pelo profissional contratado?
É importante iniciar o novo emprego em sintonia com o seu chefe ou gerente. Seja claro, exponha suas expectativas iniciais e diga quais resultados pode entregar, recomenda Turner. Não saia de uma entrevista de emprego sem compreender as atividades que o profissional contratado deverá realizar.
4. O que você pode dizer sobre o meu chefe direto?
Conforme Turner, o profissional deve buscar informações sobre o gestor direto. Entender o perfil do chefe e a forma como delega tarefas pode evitar conflitos no trabalho, diz o especialista. Se você possui um perfil proativo, mas vai trabalhar em uma empresa de hierarquia vertical é bom que saiba antes.
5. A empresa está em uma boa fase? Quais são as projeções de lucro?
Entender o futuro, os planos para novos produtos e serviços e o mercado no ramo em que a empresa atua é de extrema importância, já que você está disposto a dedicar-lhe seu tempo e trabalho. Essas informações também podem ser encontradas no site da companhia, em publicações especializadas ou por meio de buscas na internet.
6. Qual é o próximo passo?
Para Turner, é necessário assumir a liderança e definir um plano de acompanhamento dos próximos passos antes da possível contratação. “Você precisa saber o que acontece após esse ponto (entrevista)”. O especialista diz que é importante medir o entusiasmo da empresa durante a entrevista, mas alerta que é preciso também causar uma boa impressão no recrutador. Demonstrar interesse pela vaga e pela empresa, afirma Turner, transmitirá a ideia de que você é um profissional comprometido.

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