Carreiras | Empregos

Não é incomum que os profissionais precisem se afastar do mercado de trabalho em algum momento de suas carreiras. O retorno pode ser um verdadeiro desafio, já que esse período sem emprego costuma envolver problemas pessoais.
Com isso, muitos trabalhadores acreditam que mentir para o recrutador é a melhor saída, inventando alguma história que justifique sua demissão e a sua dificuldade em se reinserir no mercado de trabalho.
Mas o que eles não sabem, é que esse é o maior erro em entrevistas de emprego. Quando o recrutador percebe que a história é muito suspeita, costuma fazer outras perguntas que coloquem à prova o discurso do candidato. Qualquer deslize revela a mentira e acaba com a suas chances de ser contratado.
O QUE DIZER?
O ideal é ser sucinto e sincero. Você não precisa dar grandes explicações sobre o que o levou ao tempo em que ficou desempregado, basta falar os motivos reais e focar no que você fez de produtivo para a sua carreira nesse período, apesar de tudo.
Boas experiências para contar:
– Cursos
– Trabalho voluntário
– Trabalho freelancer
– Emprego temporário
Se você está em transição de carreira, confirme que os seus esforços estão voltados a isso, seja com a matrícula em algum curso específico ou a busca por conhecimentos em livros e palestras. Se tirou um período sabático, explique o seu motivo e conte como foi bem planejado e estruturado.
No caso de doenças (sua ou de parentes) diga como as superou e já está preparado para voltar à ativa, não só quanto às suas habilidades técnicas, mas também sua inteligência emocional.
Se ficou afastado para cuidar dos filhos, conte como essa experiência foi enriquecedora para o seu perfil pessoal, e o que está sendo feito para que você volte ao trabalho sem se preocupar.
Lembre-se: não se estenda demais ao contar a sua história. Deixe para gastar o seu tempo de entrevista de emprego ao responder sobre suas formações acadêmicas e experiências profissionais.
Se o motivo de ter saído do último trabalho foi demissão por justa causa, clique aqui para saber o que responder.
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.