02 / 07 / 2019

Passo a passo de como criar e utilizar um currículo online

Quer aprender a desenvolver um currículo online impecável, que vai abrir portas para você? Aprenda no post a seguir!
por
http://www.empregos.com.br

Pense bem: qual é o primeiro contato que a empresa tem com os seus colaboradores? Acertou se disse que é por meio do currículo online ou impresso. É nesse contexto que surge a importância de desenvolver bem o currículo. Afinal, ele é uma espécie de cartão de visita.

Um currículo bem elaborado, sem sombra de dúvidas, vai aumentar as suas chances de conquistar o emprego que tanto almeja. Por isso, é importante atentar-se a alguns aspectos. Afinal, cada detalhe faz toda a diferença.

Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como criar um currículo online impecável e, claro, como utilizá-lo? Continue a leitura!

Como preencher corretamente um currículo online?

Um currículo profissional diferenciado requer atenção e planejamento. Lembre-se de que ele é a sua porta de entrada para a empresa. Veja as dicas a seguir!

Aposte em um layout atrativo

Por mais que o currículo esteja focado, sobretudo, no conteúdo, é essencial que o documento tenha um design atrativo. Inclusive, o visual agradável vai garantir que o arquivo não seja descartado. Pelo contrário: o recrutador vai ter interesse em lê-lo até o final.

Vale ressaltar, nesse sentido, que o layout do currículo é o fator que mais causa impacto. O motivo? Antes mesmo de conferir as informações, a imagem já é processada no cérebro. Não à toa, o formato do currículo requer atenção especial.

Estilo e tamanho das fontes, tons, margens e alinhamento, são apenas alguns dos aspectos que devem ser bem trabalhados. Para não ter erro, basta se colocar no lugar do RH. Isto é: veja se seu currículo desperta a atenção positivamente ou se ele é de difícil leitura. Esse é o primeiro passo para conquistar o interesse dos recrutadores.

Informe os dados pessoais

Existem informações que são indispensáveis. São elas: nome completo, escolaridade, idade, nacionalidade e endereço de residência. E não para por aí. É indicado também colocar se existe disponibilidade de mudar de cidade e de realizar viagens periódicas a trabalho. Afinal, há funções que exigem esse pré-requisito.

Outro dado importante é o telefone e também o e-mail. Até porque você não quer correr o risco de perder uma vaga porque o recrutador não conseguiu entrar em contato.

Preencha corretamente a categoria objetivo profissional

Acredite: escrever corretamente a categoria objetivo faz toda a diferença. Nesse espaço, você deve deixar claro qual o cargo você gostaria de ocupar dentro da empresa. Sem rodeios — seja bastante direto aqui.

Aborde a experiência profissional

Tão importante quanto desenvolver bem a categoria do objetivo profissional, é detalhar trabalhos anteriores que sejam relevantes, independentemente de serem remunerados ou não.

Não esqueça ainda de colocar a duração do emprego, indicando o cargo ocupado e o nome da empresa. Se já passou por um cargo de confiança, não pense duas vezes em valorizar isso no currículo. Essa informação vai garantir pontos extras com os recrutadores.

Como elaborar um currículo na própria plataforma?

Além dos currículos elaborados em processadores de texto e imagem, como o Word, você também tem a possibilidade de desenvolver um arquivo nas próprias plataformas, como a do Empregos.com.br.

Não sabe do que estamos falando? É simples. Trata-se de uma página exclusiva do site que solicita dados importantes dos candidatos, assim como funciona no currículo tradicional.

As plataformas são bastante intuitivas e didáticas. Cabe a você, nesse contexto, responder adequadamente as informações solicitados. Nome completo, idade, cidade, telefone de contato e escolaridade são apenas alguns dos dados requisitados.

Assim como no currículo tradicional, tenha cuidado redobrado com a escrita. Afinal, ter domínio da própria língua é item primordial. Outro ponto importante e que faz toda a diferença, é o uso adequado de palavras-chaves. Elas vão facilitar a busca dos recrutadores por determinados cargos.

Em outras palavras, você — ou melhor — o seu currículo, ficará nos topos das pesquisas, de acordo com as expressões e termos utilizados. O que isso significa na prática? Maiores chances de ser convocado para processos seletivos e assim conquistar a vaga.

O que deve ser evitado?

Existem ações que tem o efeito contrário e gera uma impressão negativa para os recrutadores. Quer saber quais são elas? Confira!

Informações desnecessárias

Qual a necessidade de informar o seu CPF em um currículo? É um dado sem importância alguma para o propósito do documento, concorda? Esse é apenas um exemplo. Existem outras informações que são totalmente dispensáveis no currículo.

Por isso, antes de encaminhar o conteúdo para os responsáveis, leia uma, duas, três vezes o arquivo e certifique-se de que não deixou passar nenhum dado supérfluo.

Mentiras

Já dizia o ditado: mentira tem perna curta. Ao contar uma inverdade no currículo, existe grande chance de você ser descoberto. Afinal, o RH é treinado para detectar possíveis mentiras. Como? Até mesmo pelo seu comportamento. Determinadas atitudes, como nervosismo em excesso, podem indicar que algo está errado.

A partir de então, meu amigo, é questão de tempo até que os recrutadores percebam que você não foi sincero no currículo. O resultado? Nem precisa dizer que você vai ser eliminado da seleção, certo? Por isso, seja transparente e honesto.

Caso a empresa necessite de alguma habilidade específica e você não a tenha, deixe claro que você tem força de vontade e disposição para correr atrás de tal qualificação.

Como utilizar a plataforma associada ao currículo online?

Diferente dos currículos entregues pessoalmente, as plataformas online exigem uma atenção redobrada dos candidatos. Afinal, a qualquer momento pode surgir uma notícia do empregador, certo? Veja, então, como utilizar as plataformas online a seu favor!

Fique de olho no e-mail

“Praticidade” e “agilidade” são palavras-chave no mundo contemporâneo. O mercado de trabalho também acompanha essa tendência. Hoje não faz mais sentido o RH fazer inúmeras ligações para avisar as etapas do processo seletivo.

Com o avanço da tecnologia, basta alguns cliques para resolver tudo. Não à toa, os recrutadores preferem formalizar o processo e, até mesmo, agendar as etapas via e-mail. Por isso, é importante acompanhar a sua caixa de entrada.

Não corra o risco de perder uma oportunidade por desorganização ou, simplesmente, porque não deu a devida atenção às suas correspondências eletrônicas.

Crie alertas nas plataformas

As plataformas digitais direcionadas ao mercado de trabalho, como o Empregos.com.br, contêm recursos que facilitam, e muito, a vida de quem está à procura de funções específicas. Como? É simples. Elas oferecem a possibilidade de o candidato criar alertas de vagas que são compatíveis com o que busca. Assim, sempre que surgir uma oportunidade na área, você ficará sabendo em primeira mão.

O Empregos.com.br é um dos principais portais de carreira e empregos do Brasil. O site reúne milhares de vagas de empresas conceituadas. O candidato tem a opção, inclusive, de acessar a plataforma com o plano básico, que é gratuito. Nessa modalidade, é possível conferir vagas assim como enviar o seu currículo online.

Já no plano completo, além de ter acesso às vagas, você consegue anunciar o seu currículo com mais destaque. Isto é: ele estará no topo das buscas. A outra vantagem é que o candidato pode contatar diretamente a empresa contratante e também saber quais empresas visualizaram o currículo online dele.

Quer conhecer melhor a proposta do Empregos.com.br? Cadastre-se na nossa plataforma!

Esta matéria ajudou você?

+ 4 pessoas ajudadas

Comentarios