Os Mandamentos da Dinâmica de Grupo

Saiba o que fazer para melhorar o seu desempenho em uma das etapas mais temidas dos processos de seleção.
por
http://www.empregos.com.br

Por Rômulo Martins
Acredite! Todas aquelas “brincadeiras” em equipe utilizadas nas dinâmicas de grupo, como encher balões, construir algo com peças de lego etc, que muitos candidatos pensam ser uma bobagem ou perda de tempo e que podem eliminar você de um processo seletivo, têm um sentido e uma finalidade. Os joguetes, aliás, não têm nada de genuíno.

As dinâmicas ou jogos são escolhidos estrategicamente conforme as características ou competências que se quer observar dos candidatos, afirmam consultores empresariais.

Esses exercícios têm o intuito de mostrar como o candidato age e reage a situações do cotidiano. Podem estar ligados inclusive ao segmento de um negócio e aos produtos fabricados por dada companhia.

“Como diz o nome, as dinâmicas revelam a dinâmica (atitude, comportamento) de cada indivíduo perante um grupo de pessoas. Além disso, induzem a situações próximas ao cotidiano da empresa, estimulando o candidato a agir de forma transparente, o que vai permitir a observação dos seus conhecimentos técnicos e do seu verdadeiro ‘eu’”, afirma Izabel Failde, consultora de carreira.

Izabel e o professor Aguinaldo Neri , ambos especialistas em psicologia organizacional, ajudaram o Empregos.com.br a elaborar um guia para orientar você a como se preparar para uma das fases mais temidas dos processos de seleção. Integra o conteúdo, o modo ideal de se comportar em uma dinâmica e recomendações de como melhor aproveitar a experiência vivenciada nesta etapa. Confira navegando pelas páginas do nosso Portal Carreiras.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 4 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios