Carreiras | Empregos

O que é Proatividade?| Fonte: Shutterstock

desmotivação no trabalho é uma das principais consequências da falta de objetivo e metas profissionais. Em muitos casos, a estabilidade no emprego pode gerar uma falsa sensação de segurança e afetar diretamente na produtividade do colaborador. Nesse cenário, ter mais proatividade pode oferecer uma mudança drástica na rotina de trabalho, ajudando o trabalhador a se tornar mais decisivo e valorizado.
Sabemos que ser proativo não é uma qualidade que todos os trabalhadores têm — embora seja possível desenvolvê-la. Por isso, reunimos neste texto algumas informações sobre o assunto e dicas para que você se torne um profissional mais proativo. Continue sua leitura e saiba mais!

Afinal, o que é proatividade?

De acordo com Maria Luiza Esteves, Gerente de Consultoria em Recrutamento e Seleção da Pró Recursos Humanos, a proatividade é sinônimo de iniciativa. Um profissional proativo é aquele que se antecipa às situações, superando as expectativas iniciais. Ele tem pleno conhecimento sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências junto deles.
Nesse sentido, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimento, — o que lhe permite antecipar-se aos fatos. No caso dos universitários, a proatividade pode ser observada no estudante que busca conseguir o máximo de informações sobre determinado estágio com um colega de classe.
“A universidade permite, na maioria das vezes, que o aluno desenvolva o raciocínio crítico e não fique alheio ao que está acontecendo ao seu redor”, diz Maria Luiza. Esse senso crítico faz com que os universitários sejam, em sua maioria, proativos — ainda que em níveis diferentes.
Um estagiário com essa particularidade se destaca entre os demais pela qualidade das informações e questionamentos formulados durante uma entrevista de seleção. “Ele procura se colocar em uma situação futura, o que lhe permite fazer considerações com maior aprofundamento e qualidade”, relata Maria Luiza.

Mercado de trabalho

O colaborador proativo tende a ser uma peça muito útil às empresas que contam com esse tipo de mão de obra. De acordo com Maria Luiza, “um profissional proativo pode se frustrar se não tiver funções que lhe permitam sair da rotina, o que não significa que ele não possa atuar em atividades repetitivas”.
Existem organizações que contratam para alocar o trabalhador em determinada área e, ao perceberem seu potencial, o remanejam para um departamento em que suas qualidades possam ser mais bem aproveitadas e desenvolvidas. “Cada profissional terá sucesso de acordo com a maneira que ele se ajusta à empresa”, conclui Maria Luiza.
É claro que esse tipo de característica pode não ser natural para todas as pessoas, afinal, ela está diretamente relacionada com a personalidade de cada profissional. Dessa forma, é importante fazer uma reflexão sobre as mudanças que podem ser necessárias para assumir novas responsabilidades, correr riscos e estar preparado para eles.

Como ser mais proativo?

Como destacamos no início do texto, o mercado de trabalho se transformou nos últimos anos e, cada dia que passa, vem se tornando mais dinâmico e exigente. Diante disso, a atualização profissional é uma ação indispensável para quem deseja se manter ativo, especialmente para acompanhar as dezenas de transformações que a tecnologia tem proporcionado a todos os segmentos.
Embora exista um grande número de quesitos que devem ser trabalhados para atender às necessidades das organizações, a proatividade pode impulsionar a carreira dos colaboradores, uma vez que o permite apresentar resultados positivos para os interesses da empresa em que atua. Confira, a seguir, algumas dicas para ter sucesso neste objetivo:

Antecipe e resolva os problemas

Os acontecimentos no ambiente corporativo se dão de forma muito rápida e, por isso, as organizações tiveram de se adaptar à necessidade de apresentar respostas rápidas em situações adversas. Pensando nisso, estar ligado ao que acontece, de modo a antecipar os problemas e saná-los antes que se tornem potencialmente perigosos, é uma característica fundamental no colaborador moderno.
Procure prever as possíveis necessidades da empresa e identificar falhas que possam causar algum dano e desenvolva soluções efetivas para minimizar impactos. Para isso, procure estabelecer um canal de comunicação mais efetivo com os demais profissionais e setores da empresa, estimule o feedback entre os colegas de trabalho e aproveite as críticas construtivas para criar soluções.

Acompanhe as tendências do mercado

Muitas organizações estão em busca de profissionais com o perfil proativo para ocupar posições de destaque no mercado. Em linhas gerais, esse tipo de colaborador apresenta resultados melhores, uma vez que estão focados em propor soluções inovadoras para processos, melhorando o rendimento, economizando recursos e muito mais.
Aliado a isso, a competitividade de uma organização é um dos pilares que a mantém em atividade e, por isso, exige muito planejamento e conhecimento estratégico. Nesse sentido, é indispensável estar atento às tendências de mercado do segmento em que está inserido, de modo a promover o crescimento empresarial continuamente.
Assim, um colaborador proativo reconhece a importância do seu papel, principalmente em tempos de concorrência elevada. Existe uma série de ações que podem ser adotadas para observar as tendências de mercado, como observando a concorrência, estudando o comportamento dos clientes e os compradores em potencial e adotando uma cultura de inovação na qual a tecnologia está sempre presente.
Além disso, um bom profissional está sempre em contato com atualização, seja por meio de cursos profissionalizantes, MBAs, especializações, feiras profissionais e treinamentos relacionados à que atividade exerce.

Seja criativo

A criatividade é extremamente importante em nossa vida profissional, principalmente para acompanharmos o ritmo do mercado. Independente do segmento, porte da empresa ou área de atuação do colaborador, essa habilidade deve ser pensada para oferecer soluções inovadoras e ganhar pontos com os superiores.
Além disso, se mostrar criativo em suas tarefas não está restrito à criação de novos produtos. De uma forma ampla, a criatividade deve ser aplicada em qualquer decisão que resulte em algum benefício para empresa. Para tanto, faça muitos questionamentos, procure pensar fora da caixa e trabalhe em todas as ideias — ainda que absurdas — até torná-las viáveis.
Observe as novas tecnologias empregadas em outros segmentos, aplique os conhecimentos que o acompanha em suas experiências pessoais e profissionais. Dessa forma, cada um destes passos poderá ajudá-lo a se tornar um profissional ainda mais completo.

Desenvolva habilidades

Para alcançar o sucesso profissional, é necessário dispor de muita determinação, concentração e dedicação para se manter sempre atualizado. Existem diversos caminhos que podem ser seguidos para auxiliá-lo no desenvolvimento de novas competências e habilidades profissionais, contudo é fundamental estar sempre motivado a se tornar melhor e mais completo, de modo a destacar-se no ambiente profissional.
Em segundo lugar, procure estabelecer uma meta e objetivos claros para conseguir alcançar o sucesso. Reconheça o seu perfil, liste suas prioridades e faça escolhas mais acertadas sobre onde alocar seus esforços. Por fim, estar sempre atento à sua volta, buscar conhecimento com os colegas de trabalho, absorver feedbacks construtivos e investir em autoconhecimento é um começo para aperfeiçoamento profissional.

Defina suas prioridades

Já vimos que se antecipar ao máximo é uma das características básicas da proatividade. Entretanto é importante saber que não é possível estar em todos os lugares e, por isso, contar com o auxílio da equipe de trabalho faz parte do processo. Por isso, é indispensável definir estratégias, estabelecer prioridades, se planejar e alterar os planos quantas vezes forem necessárias.
Nesse momento, estabeleça suas atividades que são regulares, reconheça o fluxo de trabalho, separando aquilo que é prioridade e deve ser olhado com atenção redobrada e aquilo que pode ser feito por terceiros. A administração do tempo é também uma habilidade fundamental nos trabalhadores modernos e proativos.
A proatividade é uma palavra que roda na boca e nos conceitos dos selecionadores e que, se for mesclada com todos os outros requisitos, pode facilitar sua entrada em uma grande empresa. Portanto, se você é uma pessoa que, de uma forma ou de outra, tenta encontrar diversas maneiras para resolver um problema e executar uma ação, pode se considerar do time dos proativos.
Ser inovador é cada vez mais necessário para se manter ativo em meio aos mercados competitivos. Por isso, se tiver gostado de entender mais sobre a proatividade, sua relação com o ambiente profissional e das dicas que apresentamos neste post, compartilhe-o em suas redes sociais!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.