06 / 11 / 2015

O que colocar na parte de resumo das qualificações de um currículo?

por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

Olá Guacira, parabéns pela seção. Gostaria de tirar uma dúvida: Na elaboração do meu currículo, o que devo colocar na parte de resumo das qualificações?

Obrigada,
Kelly Regina da Silva

Resumo das qualificações do currículo

Resposta:

Prezada Kelly,

O Resumo das Qualificações é muito importante e deve ser colocado logo após o “Objetivo”, pois dá uma noção resumida das suas principais qualificações profissionais que leva o Recrutador muitas vezes, a prosseguir ou não com a leitura do seu currículo.

Faça um resumo da sua experiência profissional usando frases curtas e fortes, evitando descrições longas e extremamente técnicas. Não se esqueça de ter foco e fazer um link entre o objetivo apresentado e o resumo das suas qualificações – se tiver dois objetivos diferentes (ex. atuar na área financeira e dar aulas em faculdades), monte dois currículos diferentes com resumos de qualificações diversos.

O uso de tópicos facilita o entendimento do seu currículo, portanto faça uso deles e tenha em mente que o “Resumo das Qualificações” é apenas um resumo como o nome mesmo diz e, portanto, seja sucinta em sua descrição: 5 ou 6 tópicos estão ok. Seja clara, direta e verdadeira e só insira qualificações que você realmente tem.

É importante iniciar destacando o tempo de experiência na área de atuação. Por exemplo: “Possuo 3 anos de experiência na área de Auditoria” ou “Mais de 15 anos de experiência nas áreas Administrativa e Financeira”.

Coloque também as principais atividades e os projetos que realizou, além dos resultados que foram gerados – são esses resultados que indicarão o que você conseguiu alcançar com aquele determinado projeto ou atividade, por exemplo: “Responsável pelo planejamento financeiro obtendo redução de 20% nos custos totais anuais”.

Não se esqueça de colocar termos técnicos, sistemas específicos importantes, conhecimentos e aptidões, como por exemplo: USGAAP; Sistema Linux, Datasul Magnus, Grafologia, etc. – é aqui que o Recrutador procurará os termos levantados na Descrição do Perfil que ele está buscando.

Não elenque qualidades como organizado, analítico, líder, etc. – essas qualidades serão verificadas na entrevista, de acordo com o que estão buscando para a função.

Para concluir, não deixe de reler o seu currículo para evitar possíveis erros de digitação.

Espero ter ajudado e boa sorte na elaboração do seu currículo!
Guacira R. da Silva Ferreira

Esta matéria ajudou você?

+ 124 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios