Carreiras | Empregos

Viajar para muitos lugares, conhecer pessoas diferentes e ainda ganhar para isso. Muita gente pensa que a vida de atleta é assim, fácil e divertida. Mas na verdade não é bem desse jeito – como em toda profissão, para ser um bom esportista é necessário extrema dedicação e uma incansável vontade de
vencer – tudo isso com treinos, treinos e mais treinos.
Foco, atenção, capacidade de trabalhar por um único objetivo, essas são os pontos fundamentais para alcançar bons resultados em uma olimpíada – detalhes que serão apresentados e desenvolvidos por Roberto Shinyashiki, preparador psicológico dos atletas brasileiros nos Jogos Olimpícos de Sydney. “Quando um time pequeno ganha de um grande, por exemplo, a seleção do Japão superar a seleção brasileira, significa que os japoneses conseguiram sinergia e total concentração. Assim são construídas as vitórias”, diz o psicólogo.
Nesse caso, a preparação psicológica é ponto essencial para ultrapassar limites e quebrar recordes. Preparar psicologicamente um grupo é muito importante, pois em 90% do tempo o indivíduo está trabalhando suas emoções para o chute certo, a braçada forte ou a cesta da vitória. “Um goleiro passa praticamente o jogo inteiro se preparando para pegar a bola uma, duas, três vezes, afinal é nessa hora que a partida pode ser definida”.
Estar bem preparado para a competição deve ser condição comum ao atleta. Só que nem sempre isso acontece. Por vezes, ele se distrai e neste momento tudo pode estar acabado. “Você pode estar com problemas emocionais ou relaxado demais e quando estamos relaxados demais não conseguimos dar nosso máximo. Se estamos tensos também não”, explica Roberto Shinyashiki.
O técnico também tem um papel muito importante, que é o de orientar e motivar a atuação do atleta – colocá-lo em “alta performance”, se ele estiver em baixa. Segundo Shinyashiki, não adianta deixar a pessoa preparada três dias antes da competição, ela deve estar preparada na hora da decisão. “É esse feeling para saber o minuto adequado de descansar ou avançar que vamos mostrar para eles”, acrescenta.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.