Carreiras | Empregos

Olá Guacira, tenho 16 anos e não possuo nenhuma experiência profissional, porém estou em busca de um emprego no qual não exija experiência. Como devo elaborar meu currículo se não tenho o que colocar na parte de experiências profissionais? Devo substituí-la por qualificações? Se sim, posso colocar essas qualidades: persistente, perfeccionista, pontual, organizada e afins? Desde já agradeço.
Obrigada,
Jacqueline Oliveira
Várzea Paulista – SP
Oqueescrevo
Resposta:
Cara Jaqueline,
Atualmente, as empresas contratam menores de idade nos “Programas de Aprendizes” existentes na maioria delas, sem exigir experiência profissional.
Porém, mesmo sem experiência, é importante que você tenha um currículo interessante e ressalte qual o seu objetivo profissional.
Além disso, você pode citar atividades em que participou ou participa como Grêmio estudantil, participações em ONGs e realizações de cursos relacionadas ao objetivo apontado. Em cada tópico, você deve descrever quais as realizações efetivas que teve (por. exemplo: organização de eventos no grêmio estudantil).
Dizer que é pró-ativa, tem iniciativa, é comunicativa, sem conexão com atividades que realizou, não agregarão no currículo. Você pode citar essas competências dentro do contexto das atividades, como por exemplo:” facilidade de trabalhar em equipe demostrada em determinado projeto escolar” ou “oradora da turma do colégio, assumindo responsabilidade de passar os comunicados, mostrando capacidade de falar em público” e assim por diante.
Se for o caso, não esqueça de citar seus conhecimentos em informática e em outros idiomas.
Espero ter ajudado.
Guacira Ferreira

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.