05 / 11 / 2015

Guia de Profissões

por
http://www.empregos.com.br

Administração de empresas

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa. Ele trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Na área financeira, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Controla a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. Além disso, se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da firma. O administrador pode trabalhar em qualquer região do país e nos mais diversos setores – de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet. Para exercer a profissão é preciso obter registro profissional no Conselho Regional de Administração.

O que você pode fazer
A área mais tradicional da administração é o trabalho na organização de empresas com atividades que vão dos cuidados com os recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado. Mas o campo de atuação do administrador tem se ampliado – e, ao mesmo tempo, se especializado – bastante nos últimos anos. Assim é que o administrador encontra hoje no mercado cerca de 30 ou 40 áreas específicas para atuar. Ele cuida do processo de produção, distribuição e comercialização de produtos de fazendas, cooperativas agrícolas ou outras empresas agroindustriais. Na área de comércio exterior, gerencia as atividades comerciais de uma empresa com organizações estrangeiras, identificando oportunidades de negócios e gerenciando os processos de importação e exportação. Como especialista em logística, implanta e administra o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda.

administracao

Mercado de trabalho
As áreas de administração de empresas (geral) e administração financeira oferecem as melhores oportunidades de trabalho a esse profissional, nas diversas regiões do país, seja no setor público, seja na iniciativa privada. Operadoras logísticas de grande porte também costumam abrir vagas para especialistas na área. Como a concorrência é grande, o diferencial na hora da contratação é a qualificação. Quem tem no currículo curso de especialização, MBA ou pós-graduação tem maiores chances.

O curso
Nos dois primeiros anos, você tem disciplinas básicas, como direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro, começam as matérias específicas, como administração de recursos humanos, finanças e marketing. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Em muitas, você opta, já no vestibular, por um bacharelado voltado para uma área específica, como administração hospitalar, rural, hoteleira ou do terceiro setor. Duração média: quatro anos.

Esta matéria ajudou você?

+ 10 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios