Carreiras | Empregos

Por Izabel Cristina

O “Guia Brasileiro de Educação a Distância” é o resultado de uma pesquisa feita nos últimos seis anos. O trabalho foi coordenado pela jornalista e diretora de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Anhembi Morumbi, Carmem Maia. “O guia nasceu da necessidade de averiguar quem estava promovendo o ensino a distancia no Brasil. É um projeto que visa reunir o máximo de informações relacionadas a instituições, novas tecnologias e recursos para o desenvolvimento de cursos online”, explica Carmem.
Além de listar instituições educacionais brasileiras que oferecem cursos
online, o guia apresenta diversas iniciativas no uso de tecnologias aplicadas, projetos pedagógicos e aborda outros aspectos sobre educação a distância como educação corporativa, portais educacionais, videoconferência, legislação, direitos autorais e associações de classe. Experiências desenvolvidas pelas universidades virtuais (UVB.br, Univir e UniRede) também são descritas como um novo modelo que agrega competências acadêmicas e tecnológicas, permitindo a integração virtual entre diversas instituições.
O lançamento da publicação ocorreu em agosto deste ano e a primeira edição está esgotada. Entretanto, a professora avisa que a segunda edição já está sendo organizada, trazendo novas informações e todo seu conteúdo será atualizado. “Qualquer um pode oferecer curso online. É preciso verificar quais são os cursos disponíveis hoje que possuem finalidades educativas ou de capacitação profissional”, observa Carmem.
A pesquisa também possui um trabalho paralelo para cadastramento de outras instituições e organizações que desenvolvam ensino a distância. No site do Guia (www.guiaead.com.br) existe a opção de cadastro para instituições que queiram integrar a próxima edição, prevista para o segundo semestre de 2002.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.