Carreiras | Empregos

A criatividade é uma necessidade humana que nos acompanha desde a nossa existência. A necessidade de se adaptar a novos ambientes sempre foi um dos elementos para a criatividade. E uma dica para fomentar a criatividade, sem dúvida, é a não conformidade com o estabelecido.
Ler, viajar, estar em contato com outras pessoas, experimentar o novo, que pode ser uma roupa, um prato, uma dança, pode ser um bom começo. Mas a dica principal é: tenha um tempo para você.
As empresas, geralmente quando querem propiciar um ambiente motivador, oferecem bônus e benefícios. Mas hoje, entende-se que mais importante que isso, é disponibilizar um ambiente inspirador que permita a criatividade.
E isso se consegue quando as pessoas têm um tempo para si: um momento de uma atividade física, uma jardinagem, um happy hour, um almoço com amigas, pode ser um excelente clima para a criatividade.
Outra dica é não matar aquela inquietude interna que nos incomoda tanto. Não se conformar com o que está estabelecido. Devemos ter um olhar crítico para as tais verdades estabelecidas desconfiar do consenso das unanimidades.
Mas acabar com a criatividade é fácil. O consenso coletivo só é verdadeiro se você concorda com ele. Se o homem não criar uma visão melhor de onde ele está, ele não sairá do lugar.
Encontre a criatividade que mora dentro de você
Por exemplo, se uma pessoa pensa: “Eu não posso ganhar R$ 3.000,00 porque só ganho R$ 1.0000,00”, o que é diferente dela pensar “Se eu ganho R$ 1.000,00, o que devo fazer para ganhar R$ 3.000,00?”. Devemos, diariamente, criar uma “Tensão Criativa”, um estímulo que nos levará além.
Porém, atitudes negativas como conformismo, tristeza, falta de esperança e fatalidade, não possibilitam a criação dessa Tensão Criativa.
As pessoas com quem convivemos também são peças-chave no fomento da criatividade, desde que tenham uma visão positiva da vida. Um ambiente positivo propicia benefícios para todos. Lembre-se que pessoas derrotadas sempre procuram pessoas derrotadas – e o contrário também é verdadeiro.
As adversidades sempre vão existir, mas o grupo que tem uma visão positiva da vida estará na frente para a solução mais rápida dos problemas. E neste momento em que estamos vivendo, temos um bom exemplo disso: pessoas que falam de crise adoram estar com pessoas que falam de crise, e pessoas com olho em alternativas, estão em volta de outras com mesmo objetivo. Assim funciona a criatividade.
Por isso, sair de nossa área de conforto fará com que estejamos mais preparados para enfrentar as adversidades. Portanto, quanto maior conhecimento diversificado tivermos, melhor. Isso inclui diversas atividades: leitura, filmes, exposições, mas também uma feira gastronômica, um prato saboroso, uma boa conversa entre amigos, e viagens.
Ver outro ponto de vista, outra maneira de viver, abre nossas cabeças, nos faz julgar menos e entender que a criatividade é infinita, e não existe o certo e o errado.
O mercado de trabalho é um bom exemplo: o colaborador com mais experiências em diversos setores, tem hoje mais chance de crescer do que aquele que trabalhou numa única empresa, num único segmento, anos a fio.
E por último, uma dica para aumentar sua criatividade em momentos conturbados é: tenha um pensamento lateral, também conhecido como “fora da caixa”. É um bom exercício de quebra de paradigma. É um mecanismo que nos obriga a pensar diferente, com soluções e alternativas diferentes, e não em remoer a situação atual.
Um bom exemplo de pensamento lateral aconteceu certa vez em um salto em altura. Dick Fosbury, medalhista olímpico em 1.968, decidiu que, contrariando o paradigma do momento, era possível pular mais alto de costas do que de frente. Tentou, conseguiu e virou referência no estilo.
O pensamento lateral, uma vez exercido, provoca grande sensação de satisfação. É uma energia que gera entusiasmo e outro foco na vida, e é essa energia que move as grandes ideias do mundo.
*Este artigo foi escrito originalmente por Juliana Albanez, Personal & Professional Coach, palestrante e jornalista. Especialista em Marketing, Comunicação e PITCH.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.