13 / 06 / 2017

Dicas para conseguir emprego em época de crise

Saiba o que você pode fazer para se sobressair entre os candidatos e se recolocar no mercado de trabalho, apesar da economia enfraquecida
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Um dos principais efeitos da crise econômica brasileira é o aumento da taxa de desemprego. Em janeiro de 2016, o número de trabalhadores inativos foi o maior dos últimos quatro anos anteriores.

Os dados significam um grande número de candidatos por vaga, o que faz aumentar a espera por recolocação profissional. Porém, isso não significa que o mundo parou. É preciso reunir suas forças e concentrá-las em uma estratégia que faça com que você se destaque da concorrência.

Confira algumas ferramentas que te ajudarão a volta por cima e conquistar o emprego ideal mesmo em tempos difíceis:

1- Comece já!
Muitos profissionais aguardam o começo do mês seguinte para procurar emprego “com o pé direito”. Alguns acreditam, inclusive, que as empresas só dão início aos processos seletivos nos primeiros dias do calendário mensal, o que não é verdade.

 

Leia também:
• Sites de empregos são confiáveis?
• Como se sair bem nas perguntas de emprego mais temidas

 

Quem espera o dinheiro do seguro-desemprego acabar para buscar uma vaga também pode se dar mal, já que o retorno ao ambiente de trabalho está demorando mais do que o habitual. Portanto, mande o seu currículo para a avaliação das empresas o quanto antes!

2- Invista em um diferencial
Com toda essa concorrência, garante a vaga o candidato que apresentar conhecimentos que os outros não possuem. Esse é o momento de aproveitar cursos online gratuitos para se especializar. Assim, você não gasta nada e nem precisa sair de casa para melhorar o seu currículo.

Nesse ranking dos cursos digitais grátis que os executivos mais costumam estudar, você encontra boas disciplinas para aprender. Além deles, procure cursos relacionados a informática e idiomas estrangeiros. Independente do cargo e da área, quem lida bem com a tecnologia e tem uma segunda língua ganha pontos com o empregador.

Dicas para conseguir um emprego em epoca de crise matéria

Contratação: veja dicas para ir bem nos processos seletivos

3- Não atire no escuro
Direcione os seus esforços para encontrar oportunidades que realmente tenham a ver com você e com o segmento em que atua. De nada adianta concorrer a vagas distantes do seu perfil, como por exemplo, um administrador recém-formado tentando a vaga de contabilista sênior. É muito provável que um dos concorrentes tenha mais competências para ocupar o cargo.

Além de gastar recursos indo a entrevistas, você acaba desmotivado com os retornos negativos que pode receber. Não se trata de se fechar às oportunidades, e sim de colocar todo o seu esforço em chances significativas.

4- Saiba onde buscar
Entregar o currículo no endereço físico das empresas deixou de ser tão eficiente. Em uma era tecnológica, é importante usar a internet a seu favor – onde você concorre a mais vagas em menos tempo.

Aposte em plataformas de emprego que oferecem serviço de assinatura, como o Empregos.com.br. O site oferece cadastro gratuito, em que o currículo fica disponível para a visualização das empresas participantes, caso elas busquem pelo seu perfil. Para enviar o currículo às organizações, aproveite os sete dias gratuitos que são oferecidos.

Além disso, faça o seu cadastro em redes sociais, busque anúncios de emprego e siga páginas que indicam vagas. Acompanhe a movimentação dessas redes diariamente.

5- Faça um cronograma
Mantenha um controle das vagas para as quais está se candidatando. Quando um empregador entra em contato com você, é importante mostrar que você sabe qual é o cargo que ele está oferecendo e como é a empresa que está interessada em você.

6- Mantenha-se atualizado
As organizações procuram cada vez mais, profissionais bem informados e, muitas vezes, checam os conhecimentos do candidato aplicando uma redação ou testes. Acompanhe sempre os veículos de comunicação e fique por dentro dos acontecimentos recentes.

7- Seja você mesmo!
Não minta no currículo nem na entrevista de emprego. Inevitavelmente, as suas habilidades serão colocadas à prova. Muitos profissionais são dispensados no período de experiência por causa disso. Confie na qualidade do seu trabalho e tenha a certeza de que, cedo ou tarde, a vaga certa aparecerá para você!

8- Nunca desanime
Às vezes, você pode se sentir frustrado com a demora em um novo emprego. Atualize o currículo e seja persistente.

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores, tornam-se seu destino”. – Mahatma Gandhi

Estamos torcendo para que você encontre a vaga desejada! Acesse: Empregos.com.br


Leia também:
• Estou saturado do trabalho em plena crise, o que faço?
• 6 dicas para aumentar a sua produtividade

Esta matéria ajudou você?

+ 164 pessoas ajudadas

Comentarios