22 / 10 / 2015

Dicas para administrar a carreira

10 orientações para você alcançar o sucesso profissional.
por
http://www.empregos.com.br

Por Rômulo Martins

 

 

O mercado de trabalho passou por mudanças significativas nos últimos 20 anos, o que influenciou diretamente no perfil dos profissionais do século 2l. Se antes o colaborador bem-sucedido era refém da política de promoções e cargos e devia fazer carreira em uma ou duas empresas, hoje, para sobreviver, precisa tomar as rédeas da vida profissional. Isso porque a globalização fez aumentar a competitividade, a tecnologia inovou processos e substituiu grande parte da mão de obra e, mais recentemente, o boomeconômico eclodiu nos países em desenvolvimento. Interessam às organizações atuais os talentos: pessoas inovadoras, criativas, abertas a mudanças, antenadas nas novas tecnologias e em constante atualização profissional.

Nesse cenário, o desenvolvimento e a expansão na carreira passa a ser de responsabilidade de cada um, não mais da empresa. O termo empregabilidade, em voga hoje, provém das transformações ocorridas nas últimas décadas. Diz respeito à capacidade de o indivíduo estar empregado e se adequar profissionalmente ao emprego e às exigências do mercado. Para atender à demanda organizacional é preciso muito mais que competência técnica. É fundamental o autoconhecimento, a atitude, o planejamento.

Sobre este assunto, o coach executivo Carlos Cruz, o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki e a consultora da Career Center, Claudia Monari, falaram aoEmpregos.com.br. As entrevistas resultaram em um guia que vai ajudar você a administrar melhor a vida profissional e alcançar o sucesso. Confira.

1. Conheça-se bem
Saiba quais são os seus gostos, suas habilidades e os pontos a desenvolver. Transforme os pontos fracos em fortes antes que uma mera dificuldade se torne um grande problema.

2. Estipule metas. Planeja-se
Crie um plano de ação para atingir suas metas, com datas para cumprimento, e monitore-as. Se preciso, adapte seus projetos à realidade. Este é o caminho para o alcance dos objetivos. Cases de sucesso definiram antes aonde queriam chegar.

3. Tenha foco
Bons profissionais constroem uma marca, uma identidade. Pessoas sem foco fazem de tudo um pouco, porém não se aperfeiçoam em nenhuma área. Não criam uma assinatura profissional, por isso são descartáveis.

4. Invista em você
Esteja atento às competências técnicas requeridas para ocupar o cargo ambicionado. Atualize-se constantemente e fique ligado no que há de novo em sua área de atuação. Porém, não se esqueça de desenvolver-se como pessoa.

5. Administre o tempo. Aproveite a vida
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é imprescindível para uma realização plena. Momentos de lazer e descanso, além de relaxar, arejam a mente, motivam e inspiram.

6. Seja otimista
Construir uma imagem mental positiva é importante, mas é só parte da estratégia para administrar bem a carreira. O otimismo e a inteligência emocional devem estar alinhados à atitude e aos conhecimentos técnicos para desempenhar uma função.

7. Seja proativo
O ideal é enxergar a empresa como um cliente e ter foco em resultados. Tenha iniciativa, proponha soluções, negocie seus rendimentos. Essas características estão relacionadas a uma conduta empreendedora.

8. Domine a comunicação. Gere relacionamentos no trabalho
O profissional que gera relacionamentos por meio da comunicação é considerado diferenciado. Em determinadas posições o bom relacionamento interpessoal é mais importante que a competência técnica.

9. Crie uma rede de relacionamentos
O networking só faz sentido quando você estabelece uma relação de cumplicidade com o outro. Não é quantas pessoas você conhece, mas quantas pessoas conhecem você. Uma rede de relacionamentos – presencial ou on-line – fortalece sua imagem e seu negócio, se bem construída.

10. Faça o melhor, sempre!
Altos e baixos na carreira fazem parte do processo cujo fim depende de você. Não permita que a insatisfação no trabalho seja maior que os seus objetivos. Certas dificuldades devem ser encaradas como um trampolim. Sua atitude, em qualquer situação, fará diferença na vida profissional.

Esta matéria ajudou você?

+ 4 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios