Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque

Chegou o final do ano. Época de vestibulares, provas finais, entregas de trabalho, projetos e tudo mais que se pode imaginar – tudo isso junto com emprego, família, namorado(a) – haja fôlego!
São tantas coisas para se fazer ao mesmo tempo que nunca sobra tempo para um bom almoço, jantar ou café da manhã. Aí entram lanches, lanches e mais lanches….Mas até onde será que isso compromete sua saúde?
Variar os alimentos e saber escolhê-los é a chave para uma alimentação saudável e uma boa qualidade de vida. Na opinião da nutricionista Graziela Mantoanelli, o ideal seria fazer cerca de 5 refeições diárias, sendo 3 delas as principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches entre as refeições.
“Hoje, principalmente por causa da correria em que as pessoas vivem, muitas deixam de fazer as refeições corretamente e acabam descontando nos pacotes de bolachas, salgadinhos, pão de queijo…Então, a primeira dica para uma vida saudável é tentar não pular essas refeições!”, diz Graziela.
A qualidade dos alimentos também é fundamental. Veja algumas dicas da nutricionista:

  • dê preferência aos alimentos naturais, verduras cruas ou cozidas e consuma no mínimo duas frutas diferentes por dia
  • é daí que vem as fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol
  • procure restringir o consumo de frituras, doces e preparações muito elaboradas, como cremes, recheios e molhos. Quanto mais simples for a preparação, menos gordura vai ter!
  • prefira carnes magras, como frango e peixe
  • nunca deixe de tomar água, ela é essencial para a hidratação do corpo
  • tente evitar o consumo excessivo de bebidas estimulantes como o café e procure também deixar os refrigerantes só para ocasiões “especiais”!

E o lanche…faz bem?
Segundo Graziela, um lanche pode ser saudável, mas o primeiro passo é encará-lo como sua refeição e não usá-lo como desculpa de que não almoçou para comer um outro lanche ou mesmo fazer outra refeição.
“Evite recheios gordurosos como bacon, salame, mortadela, presunto, queijos amarelos (mussarela e prato), maionese ou o famoso patê de atum. Prefira o peito de peru, queijo branco e a ricota por exemplo, que são saborosos e têm bem menos gordura”, aconselha a nutricionista.
Outra dica para deixar seu lanche mais nutritivo e saudável é colocar verduras e legumes como alface, tomate, beterraba etc. Tente variar também o pão – o integral, por exemplo, aumenta bastante a quantidade de fibras consumidas.
Mas fique atento: o lanche pode ser saudável, mas ele não deve se tornar um hábito. O ideal mesmo é fazer as refeições com uma quantidade variada de alimentos!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.