Carreiras | Empregos

Thiago Foresti – Empregos.com.br
 
Todo mundo entra numa sala, ninguém se conhece, o clima é de desconfiança e de disputa. Dinâmicas em grupo são sempre assustadoras e complicadas, mas, ao mesmo tempo, são atividades extremamente comuns no mercado de trabalho. Elas servem principalmente para demonstrar se o candidato tem habilidades para trabalhar em grupo e para avaliar se sabem se portar adequadamente num ambiente de disputa.
É bom ficar ligado nisso. Apesar de o clima ser de competição, não é bom colocar a faca nos dentes e partir para a disputa. A primeira e principal dica para quem vai participar de uma dinâmica é manter a diplomacia. Seja educado, cordial e simpático com todos os participantes. Isso costuma atrair a atenção dos avaliadores, que levam bastante em consideração esse tipo de postura.
Na hora de falar de si mesmo, seja preciso. Não exagere nas qualidades nem pegue pesado nos defeitos. Procure o meio termo, exaltando, é claro, o que você tem de bom. Outra coisa que deve ser evitada são posturas arrogantes. Se você falar demais de sí pode recair sobre esse problema.
Manter o celular desligado, ir bem vestido, falar sem vícios de linguagem, sorrir e ouvir os outros candidatos são dicas básicas que devem ser seguidas sempre. Tenha em mente que dinâmicas em grupo são formas de avaliação que seguem geralmente uma metodologia científica baseada nas terapias de grupos. Ou seja, para ter sucesso é bom interagir, e interagir bastante. Não tenha medo de falar, mas sempre procure se colocar de forma educada e na hora certa. Não corte a fala de ninguém, nem fale pelos cotovelos sem manter o foco.
Enfim. Se você vai fazer uma entrevista em forma de dinâmica, fique ligado nessas dicas e boa sorte.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.