22 / 10 / 2015

Como elaborar seu plano de carreira

Planejamento estratégico pode assegurar a empregabilidade e facilitar o alcance dos objetivos pretendidos.
por
http://www.empregos.com.br

Alinhar os objetivos pessoais aos interesses da empresa e às regras do mercado de trabalho é o segredo do profissional bem-sucedido, aquele que, na certa, orientou-se por plano de carreira. Para Vera Lucia Delatorre Peres, consultora da Career Center, pensar a vida profissional requer planejamento estratégico. “O plano de carreira é um guia, uma bússola que orienta quanto ao destino a ser alcançado, é um mapa de referência que ajuda a visualizar o quanto se está próximo ou distante das metas de construção de carreira”, diz.

planodecarreira

Um planejamento de carreira eficaz deve primar pelas seguintes etapas, segundo Vera:

Estabelecimento dos objetivos – o que você quer; aonde você quer chegar;

Ação – esforços específicos que determinam as ações em direção ao que se quer;

Tempo – qual o prazo necessário ou desejado para o alcance da(s) meta(s);

Indicador – fator de monitoramento que deve ser utilizado para medir o resultado alcançado; avaliação.

Vera recomenda o estabelecimento de metas simples, de alcance no curto prazo. Seus impactos devem ser avaliados no longo prazo, o que permite visualizar se as ações vão ao encontro dos objetivos pretendidos, afirma a consultora. “As metas devem ser realistas, cuidando para não se colocar objetivos inalcançáveis que podem gerar desestímulo e frustração.”

Variável externa
Todo plano de carreira deve estar alinhado à lógica do mercado de trabalho, aponta Vera, da Career Center. Segundo ela, um plano de carreira não é um traçado rígido e irreversível. Levar em conta a dinâmica do universo empresarial é uma forma de assegurar a empregabilidade e competitividade profissionais, destaca a consultora.

“Apropriar-se da carreira, elevar o grau de consciência e qualidade nas escolhas, alinhando seus objetivos pessoais aos objetivos organizacionais, contribui de forma positiva para a elevação do nível de satisfação da pessoa e das organizações, que desejam sua colaboração em forma de excelente desempenho e resultados.”

Multiculturalidade e relacionamento
Para Marcelo Ambrozio Ramos, sócio da MBA House, a visão multicultural e internacional é um aspecto importante no plano de carreira. “As equipes de trabalho são cada vez mais multiculturais”, diz. Outro fator essencial na construção da vida profissional é o networking, sinaliza Marcelo. “É preciso se relacionar bem com o seu nicho, cuidar muito bem do seu Linkedin (rede de relacionamento profissional), participar de encontros corporativos com os quais você se identifica.”

Esta matéria ajudou você?

+ 15 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.