13 / 04 / 2016

Como criar um plano de negócios em poucos minutos

Quer abrir o próprio negócio? Conheça os benefícios do plano e do modelo de negócios para te ajudar nessa empreitada
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Para tirar as ideias do papel, primeiro o empreendedor precisa escrevê-las nele, não é mesmo? Esse é o objetivo do plano de negócios – uma planilha com a descrição dos dados referente ao projeto que deseja realizar.

O documento é uma forma segura de abrir a sua própria empresa, uma vez que ele tem a função de dar visibilidade ao negócio antes de executá-lo.

Nele, você irá elaborar a análise de mercado, o plano de marketing, a estratégia operacional, o investimento financeiro, dentre outros recursos importantes para a abertura do negócio ou a ampliação de um projeto já existente.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza um manual completo de um plano de negócios, para você se guiar durante a formação ou implementação da sua ideia no mercado. Para fazer o download, clique aqui.

Alternativa rápida
Se você baixou o conteúdo, pôde perceber que o modelo de negócios tradicional é extenso e engloba diversos fatores. Para fazer o planejamento básico de forma rápida, pode optar pelo modelo de negócios – uma forma resumida de fazer o plano de negócios.

O Business Model Canvas (BMGen Canvas), foi criado pelo pesquisador Alexander Osterwalder. É um quadro onde você define as características básicas do negócio de forma sistêmica, porém criativa – como você pode conferir na apostila de modelo de negócios do Sebrae fazendo o download aqui.

O BMGen Canvas possui quatro etapas: o que, quem, como e quanto. O ideal é que você faça o quadro em uma lousa. Assim, você pode acrescentar ou apagar ideias enquanto reflete sobre o projeto, ou colar e remover notas autoadesivas da lousa. Veja abaixo o exemplo do BMGen Canvas:

Recursos Principais

Lean Canvas
É um refinamento do BMGen Canvas, que tem o objetivo de analisar com maior atenção os aspectos arriscados do negócio. Para isso, o seu criador, Ash Maurya, substituiu quatro dos nove itens do BMGen Canvas. Veja abaixo de que itens ele é composto e quais são as diferenças do modelo de negócios anterior:

– O problema a ser resolvido (que era o item “parcerias principais”)
– A solução (substituindo o item “atividades principais)
– Métricas importantes (que era o item “recursos principais”)
– Proposta de valor
– O diferencial da empresa (que antes era “relacionamento com o cliente”)
– Segmento de clientes
– Canais
– Estrutura de custos
– Fontes de faturamento

Esta matéria ajudou você?

+ 80 pessoas ajudadas

Comentarios