Como convencer o recrutador

Seis dicas para alcançar o sucesso em uma entrevista de emprego.
por
http://www.empregos.com.br

Por Rômulo Martins

Se você acha que existem fórmulas infalíveis para obter êxito diante do selecionador e conseguir o tão sonhado emprego está enganado. Cada empresa tem um público e necessidades diferentes. Logo, o profissional certo para uma companhia não o será necessariamente para outra. “Não existe candidato bom e ruim. Existe candidato adequado e inadequado”, atesta Carlos Bitinas, sócio da DRH Talent Search.

Mas, o que explica o sucesso de alguns e o fracasso de outros nas entrevistas de emprego? O conhecimento das regras básicas, devolvem profissionais de recursos humanos. Então, ao invés de tentar adivinhar o que o recrutador quer de você coloque a mão na massa: prepare-se para esta etapa. Especialistas consultados pelo Empregos.com.br mostram o caminho.

1. Prepare um bom currículo
O currículo é considerado um cartão de visita. Um documento claro, objetivo, alinhado à vaga é indispensável para convencer o recrutador a chamá-lo para uma entrevista. “É a porta de entrada”, afirma Caio Arnaes, consultor da divisão de engenharia da Robert Half.

2. Impressione o recrutador
Por outro lado, Arnaes arremata: “as empresas não contratam currículos, contratam pessoas”. Logo, já nos primeiros instantes da entrevista impressione o recrutador, orienta o especialista. “Dê-lhe um aperto de mão firme, olhe-o nos olhos, chame-o pelo nome. Crie energia e empatia para causar uma boa impressão.”

3. Seja protagonista de sua vida
O olhar biônico do recrutador detecta a quilômetros de distância o candidato que se conhece bem. Da mesma forma, percebe com perspicácia quem é capaz de gerenciar a própria carreira. Prepare-se. Esteja consciente do que quer e o que precisa fazer para chegar lá.

Para Carmen Benet, coordenadora de recursos humanos da Manpower, o candidato deve expor suas aptidões com transparência. “Ele será aprovado se realmente tiver as competências exigidas e se souber falar sobre elas.”

4. Mencione resultados
O ideal é revelar seu desempenho em empresas anteriores e explicar como atingiu os resultados. “O entrevistador é um tomador de decisão. Ele quer saber dos resultados alcançados pelo candidato. Assim, você estará falando de um assunto que o agrada e o interessa”, diz Caio Arnaes, da Robert Half.

5. Entenda o ambiente
Entre você e o recrutador existe uma posição a ser preenchida. Portanto, é fundamental obter informações prévias sobre a empresa contratante e o que ela espera do profissional.

“Cabe ao entrevistado investigar, saber onde está pisando”, sublinha Carlos Bitinas, da DRH Talent Search. “Use as informações como um gancho para falar sobre seus resultados”, sugere Caio Arnaes.

6. Faça perguntas
De maneira sutil, transforme a entrevista em um diálogo. Para Bitinas, fazer perguntas é um modo de mostrar interesse pelo cargo e pela empresa. “É também matéria-prima no processo de conhecimento entre o recrutador e o candidato. Uma forma de o selecionador entender os anseios do profissional.”

Esta matéria ajudou você?

+ 39 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios