13 / 11 / 2015

Carta de Apresentação – Dicas para elaborar a sua

Com uma carta bem feita você pode chamar a atenção das empresas e conquistar a vaga que procura
por
http://www.empregos.com.br

Por Rômulo Martins

A carta de apresentação deve ser um chamariz para o currículo ou para uma entrevista de emprego.

O recurso deve ser utilizado por executivos, especialistas ou profissionais de nível gerencial que estejam dispostos a atender as necessidades das organizações e liderar desafios.

José Antonio Rosa, professor do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), afirma que a finalidade da carta de apresentação é despertar a atenção, o interesse e o desejo do receptor.

Por isso, deve ser redigida de forma sucinta, objetiva e clara para levar à ação o profissional que está à procura de um candidato.

Dicas para elaborar carta de apresentação

Termos técnicos indicam que você domina a sua área de atuação, logo, podem ser utilizados sem receio. A orientação é descrever os principais resultados e experiências adquiridas nos trabalhos anteriores e esclarecer porque você pode ser útil na companhia para a qual está enviando a carta.

Evite falar sobre seu perfil comportamental, já que suas características serão avaliadas durante o processo seletivo.

Irene Azevedo, da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano, diz que há dois tipos de cartas: as que são enviadas para os headhunters (também conhecidos como caçadores de talentos) e aquelas que são encaminhadas diretamente às empresas.

Para cada uma delas há um modelo de carta de apresentação específico.

Rosa, que é doutor em comunicação e mestre em administração de empresas, ressalta que a carta de apresentação também é recomendada quando você for indicado para determinada vaga de emprego. Nesse caso, deve-se citar no texto o nome de quem o indicou.

E-mail
O e-mail é a ferramenta mais utilizada hoje pelos executivos, especialistas ou profissionais de nível gerencial para enviar carta de apresentação ou currículo. Alguns cuidados são importantes:

  1. No campo assunto, escreva em caixa alta APRESENTAÇÃO ou CURRÍCULO e, em seguida, a área de atuação – COMERCIAL,ADMINISTRATIVA, RECURSOS HUMANOS;
  2. Recomenda-se escrever nas fontes Arial ou Times New Roman, letra normal, tamanho 12, cor preta;
  3. A carta deve ser escrita no corpo do texto. Se houver necessidade de enviar o currículo, deve ser anexado à mensagem;
  4. O e-mail deve ser enviado uma única vez. Caso não obtenha retorno, você deve entrar em contato por telefone com o destinatário ou com a secretária dele para confirmar o recebimento.

Papel
Se você preferir enviar a carta pelo correio deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Imprima a carta em papel A4. A folha de papel e o envelope devem ser de cor clara e discreta, de preferência branca;
  2. O tipo de letra deve seguir a mesma regra da carta enviada por e-mail;
  3. Deve-se assinar a carta com caneta de cor preta.

Dica: Você pode enviar a carta em papel reciclado. Isso mostra que você é um profissional ecologicamente correto e socialmente responsável.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 22 pessoas ajudadas

Comentarios

Os comentários estão desativados.