Carreiras | Empregos

Quem está ou já passou algum período desempregado sabe que a situação não é nada fácil. Além da necessidade em voltar à ativa, seja por motivos financeiros ou pela trajetória da sua carreira, há ainda outro fator que dificulta esse momento: a ansiedade.
Se sentir perdido e não ter esperanças é a receita para o desastre: quanto mais você sente a pressão, menos tem precisão na busca pela oportunidade ideal. Por isso, selecionamos alguns comportamentos prejudiciais que, embora sejam comuns, é melhor você tentar superá-los:
Se comparar com os outros
Cada um tem o seu tempo, e cada carreira tem suas próprias características. Ficar medindo o seu sucesso com os que estão a sua volta não leva ninguém a lugar nenhum, pois não soluciona os seus problemas. Em vez disso, seja objetivo com o que deseja conquistar e aposte em um bom networking.
Se culpar
Pensar que você é o culpado pelo desemprego afeta a sua autoestima e, mesmo que não perceba, impede que você obtenha resultados mais satisfatórios na busca por um novo emprego. Toda carreira é feita de altos e baixos. Ainda que você tenha sido demitido por justa causa, tire a lição necessária dessa experiência e bola para frente!
Perder o ritmo
Manter a sua produtividade é uma boa estratégia para retornar ao mercado. Faça da busca por vagas a sua nova função diária. Dê total atenção ao currículo e pesquise bem as oportunidades compatíveis com o seu perfil. Nas horas vagas, faça cursos online gratuitos, leia, converse com outros profissionais. Seja um profissional ativo com ou sem emprego.
Reclamar
Sim, estar desempregado é ruim. Mas uma pesquisa feita ao longo de 23 anos observando pessoas que reclamam muito e pouco constatou que, quem reclama demais, vive menos e vive pior. Além disso, reclamar espanta as pessoas. Não é exatamente isso que você deseja em um período tão delicado, não é? Seja simpático, gentil e grato.
Cobrar
É natural pedir ajuda quando está desempregado. Mas é preciso ter um bom jogo de cintura para não extrapolar os seus limites. Se alguém se colocou à disposição para entregar o seu currículo ou te indicar a alguma vaga, agradeça e aguarde o retorno dela. Quando falar sobre o assunto, evite o tom de cobrança.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.