26 / 10 / 2015

7 características do executivo de sucesso

Dicas para você ser um executivo de sucesso e procurado por grandes empresas
por
http://www.empregos.com.br

Da redação – Empregos.com.br
Texto original de Laerte Leite Cordeiro

Embora as características executivas a serem procuradas nos candidatos possam ser muitas, elas podem ser resumidas em 7 grandes grupos.

1º Alta escolaridade e procura do autodesenvolvimento
A graduação universitária é essencial para qualquer executivo, mas não o suficiente. Espera-se um ou mais cursos de Pós-Graduação, MBA ou Mestrado. E não basta tê-lo, avalia-se a instituição e certamente algumas receberão mais crédito do que outras.
Por outro lado, cada candidato será certamente julgado pelo interesse e esforço em seu desenvolvimento profissional, especialmente pelos cursos de aperfeiçoamento frequentados, no Brasil e no Exterior.

2º Competência em tecnologia da informação
Não teria sentido sugerir que as empresas irão apenas cobrar conhecimentos e habilidades na área do Pacote Office. Embora isso seja essencial, o executivo virtuoso é aquele que além das ferramentas básicas seja versado no entendimento e na prática dos chamados sistemas “ERPs”, buscando eficiência e eficácia organizacional.

3º Proficiência em idiomas
Além do português que é uma obrigação, duas outras línguas estrangeiras tem sido importantes no processo seletivo: o Inglês e o Espanhol.
E que se observe que não basta um Inglês intermediário ou mesmo avançado. Precisa-se de quem seja efetivamente fluente: são e-mails, telefonemas internacionais, vídeo conferências, defesa de orçamentos e planos, treinamentos no exterior, visitas a feiras e exposições, tudo a requisitar a proficiência no Inglês. O Espanhol, língua de quase todos os nossos vizinhos, vai crescendo no mundo.
Outros idiomas serão sempre um atributo importante, lembrando-se que o mandarim cresce sua importância a cada dia, na medida em que a China já é uma das grandes potências econômicas do mundo.

4º Competência nas relações humanas
Talvez hoje a mais importante das características, a da competência para o exercício das relações com pessoas. Inclua-se, aqui, a capacidade para o relacionamento com gente de todos os públicos das organizações. Sejam clientes, fornecedores, banqueiros e bancários, Governos e principalmente chefes, colegas e subordinados, no individual e no coletivo.
O executivo de sucesso é aquele que procura entender as pessoas, sabe comunicar-se com elas, motiva sua gente, administra conflitos, reduz resistências e faz os times crescerem, sempre em consonância com a missão e os objetivos de sua organização.

5º Envolvimento com a sustentabilidade e preservação ambiental
São áreas novas de preocupação social e empresarial, mas não se pode mais conceber um executivo que seja distante ou alheio a esses temas que envolvem o mundo inteiro.
O profissional moderno e atualizado que as empresas procuram é aquele que compartilha e participa das políticas de inclusão, sustentabilidade e preservação ambiental, tanto dos Governos quanto das organizações.

6º Contínua busca de atualização geral
O executivo de sucesso, virtuoso, é aquele que lê tudo que puder, vai a todos os congressos possíveis, percorre a Internet com frequência e está sempre a par de tudo que acontece em seu contexto profissional e cultural.

7º Estilo de atuação eficaz
Padrão de Liderança competente, adequado e que leve a ser o melhor meio para alcançar os objetivos de pessoas, equipes e organizações.
A eficácia no desempenho das funções não deixa espaço para a inflexibilidade, a dependência dos superiores, a superficialidade, o imobilismo no trabalho, o derrotismo nas suas posturas e a miopia de sua visão executiva.

A grande pergunta para qualquer executivo modelo é: em minha atuação como executivo, faço a diferença? Se a resposta verdadeira for de que é apenas mais um, que não representa uma contribuição singular e efetiva, é necessário uma revisão do perfil pessoal e profissional.

Certamente essas sete características não esgotam todas as competências e qualificações que as organizações buscam, em seus novos executivos. Sem dúvida, porém, são base da empregabilidade para qualquer executivo no Brasil e no Mundo.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 23 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios