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Por Tabata Madeira
O sonho da maioria dos profissionais brasileiros é crescer na empresa e alcançar cargos de liderança.
Recentemente, um estudo do LinkedIn, divulgou que mais da metade dos profissionais no Brasil veem a possibilidade de conseguir cargos mais altos como o principal motivo para mudar de emprego.
Porém, chegar nesses cargos nem sempre é uma tarefa fácil. Além de apresentar bons resultados, o profissional precisa ser engajado e ter qualidades específicas, que o difere dos demais.
liderança
Pensando nisso, selecionamentos algumas características que podem te ajudar a se tornar um excelente líder. Veja só:
1 – Ética e honestidade
Ética e honestidade são dois importantes conceitos que se deve ter, ainda mais quando você é responsável por um time. O seu negócio e os seus funcionários são um reflexo de você mesmo.
Algumas empresas, costumam ter uma lista de valores que representam a marca. Como líder, seu papel é disseminar esses conceitos e encorajar sua equipe, de uma forma amigável, a segui-los.
2 – Distribuição de tarefas
Ter uma boa visão da marca é essencial para criar e organizar um negócio promissor. Um bom líder, deve não só conhecer bem a empresa, como também deve saber quais são os pontos fortes e o conhecimento que cada integrante de sua equipe possui. Só assim ele poderá delegar as tarefas de forma inteligente, o que irá gerar maior eficiência para os projetos.
3 – Confiança
Além de saber distribuir as tarefas, profissionais em cargos de liderança, devem confiar nos profissionais de sua equipe. Ao passar determinado tipo de trabalho, você precisa confiar que a pessoa saberá elaborá-lo corretamente e estipular um prazo para entrega. Considere sempre a data de entrega que foi definida e evite cobranças excessivas.
4 – Comunicação
É muito importante que gestores saibam se comunicar de forma clara e concisa. Treinar novos funcionários e criar um trabalho produtivo depende muito de uma forma eficaz de comunicação. Isso ajudará você a repassar sua visão e estratégias para o time e todos trabalharão na mesma direção.
5 – Comprometimento
Se um líder espera que seu time trabalhe duro e tenha uma produção de qualidade, ele deve ser um exemplo. Não existe motivação maior para os colaboradores do que ver um chefe dedicado, que se propõe a entregar o melhor. Mostrar seu comprometimento como líder, não só faz com que os demais te admirem, como também, cria uma boa energia no ambiente de trabalho.
6 – Atitude positiva
Manter seus funcionários motivados é uma forma eficaz de fazer com que a empresa tenha sucesso. Uma equipe com alto nível de energia produz com mais eficiência e qualidade. No ambiente de trabalho, é importante que haja um equilíbrio entre a produtividade e a descontração.
Qual característica você acha que é mais importante em um líder? Deixe sua opinião nos comentários.

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