26 / 04 / 2016

5 passos para ler um livro em 1 semana

Nem sempre a leitura cronológica é eficaz. Saiba como terminar uma leitura técnica mais rápido absorvendo melhor seu conteúdo!
por
http://www.empregos.com.br

A leitura não-ficcional, mais técnica que os romances ficcionais, geralmente é mais difícil de concluir. É comum gastar muito tempo em um mesmo livro quando seu assunto é científico.

No entanto, segundo o CEO da Bregman Partners, empresa especializada em relações de liderança, você não deve apenas ler esse tipo de livro, mas sim compreendê-los por completo.

Para isso, ele indica um passo a passo para acompanhar leituras específicas aprendendo mais em menos tempo. Confira:

1- Comece pelo autor
Saber a biografia de quem escreveu o livro pode te garantir uma noção dos pressupostos e perspectivas do livro. Se encontrar um artigo ou entrevista online, leia rapidamente.

2- Leia título, subtítulo, orelhas e sumário
Se fizer tudo isso com atenção,  provavelmente saberá dizer a ideia principal do livro mesmo antes de ter lido.

5 passos para ler um livro em 1 semana

3- Atente-se à introdução e conclusão
Lembre-se: não sendo uma ficção, não é necessário ler o conteúdo cronologicamente. A argumentação principal de grande parte dos livros teóricos está na abertura e na conclusão: comece por essas partes, lendo palavra por palavra rapidamente, para já saber o que esperar do restante.

4- “Passe os olhos” por cada capítulo
Depois do início e do fim, leia o título e o início de cada capítulo para entender como cada um deles se encaixa no argumento do livro. Depois, passe os olhos pelos títulos subtítulos dos textos deles para entrar no fluxo. Então, as primeiras frases do primeiro e do último parágrafo. Se depois de tudo isso já entender o que está sendo dito, passe para o próximo; se não, leia tudo. Ao compreender o sentido geral, será possível passar rapidamente por páginas inteiras.

5- Volte para o sumário
Ao terminar o livro, volte para o sumário para ver se lembra de tudo o que foi dito. Então, use um tempo para relembrar tudo, desde argumentos até exemplos e jornadas.

Esta matéria ajudou você?

+ 10 pessoas ajudadas
Fonte: Infomoney

Comentarios