Carreiras | Empregos

Encarar uma entrevista de emprego é, de longe, uma das situações mais estressantes da vida profissional.
As perguntas do recrutador, por mais difíceis que sejam, não são a parte mais desafiadora do encontro. O grande obstáculo são as próprias inseguranças e ansiedades do candidato colocado em teste.
Para se dar bem nessa etapa do processo seletivo, em vez de apostar em artifícios que funcionam de fora para dentro, a melhor solução é provocar mecanismos que operam de dentro para fora.
Conceitos emprestados da neurociência podem ajudar a produzir esse tipo de efeito “orgânico” sobre o seu corpo e a sua mente, e otimizar o seu desempenho em entrevistas, para que suas respostas não sejam “mecânicas”.
Veja a seguir 5 conceitos científicos que podem ajudar na entrevista de emprego:
1-Regule sua postura
Em palestra no TED, a psicóloga Amy Cuddy, professora na Harvard Business School, propõe um exercício inusitado para se sentir mais autoconfiante antes de uma entrevista: permanecer por cerca de dois minutos no que ela chama de “poses de poder”, que aparecem frequentemente no mundo animal.
Quando enchemos o peito de ar e descruzamos pernas e braços, por exemplo, nossos corpos parecem maiores e mais fortes. Sem perceber, enviamos o recado de que somos poderosos e confiantes para quem está ao redor. Mais do que isso: inconscientemente, nós mesmos nos sentimos assim por dentro.
2-Faça exercícios de respiração na sala de espera
É importante que você aja de forma amigável e tranquila com o recrutador. Mas como fazer isso quando você está trêmulo e agitado?
Exercícios de respiração são calmantes naturais surpreendentemente eficientes. Uma técnica bastante simples é expirar no dobro do tempo em que você inspira. Se puxar o ar para dentro por 3 segundos, por exemplo, solte-o em 6.
3-Simule a entrevista em casa
De acordo com Carla Tieppo, da Santa Casa, é interessante visualizar mentalmente a cena do encontro alguns dias antes de ela se materializar.

Feche os olhos e se imagine entrando na sala, cumprimentando o entrevistador, puxando a cadeira para sentar. Identifique quais são as suas respostas emocionais a essa situação, e pare para refletir por que elas se manifestam”, diz.

Não se esqueça de pesquisar sobre a empresa e as principais pegadinhas de entrevista de emprego para estar bem preparado no dia.
4-Escreva um “roteiro”
A tensão despertada por uma entrevista de emprego frequentemente atrapalha a memória. Por puro nervosismo, você pode se esquecer de mencionar para o recrutador algum dado importante sobre a sua trajetória profissional.
Para evitar esses brancos, é interessante escrever o discurso que você pretende apresentar na conversa. Depois de ler algumas vezes o texto, tente reproduzi-lo sem a ajuda do papel. Retorne então às partes que você esqueceu ou confundiu, e aplique técnicas de memorização para gravá-las.
5-Evite alterar suas rotinas
A situação da entrevista de emprego já representa, em si, uma grande ruptura no seu cotidiano. Para não deixar o seu dia ainda mais atípico — e, por essa mesma razão, estressante para o seu cérebro —, é melhor ater-se às suas atividades de sempre.
Faça tudo como sempre fez: se você nunca sai de casa pela manhã sem tomar uma xícara de chá, garanta que isso aconteça no dia da entrevista. Para evitar a sobrecarga de estresse sobre o seu organismo, também é obrigatório ter uma boa noite de sono antes da entrevista.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.