20 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Confira o que fazer e aquilo que não é recomendável durante essa fase tão importante do processo seletivo
por
http://www.empregos.com.br

Você passou na primeira etapa do processo seletivo. Seu currículo cumpriu o papel de vender sua imagem de forma positiva e você foi chamado para participar de uma entrevista. Parabéns! Agora é só manter a calma e se preparar para essa próxima fase tão importante do processo seletivo.

 

Para ajudar você nesta etapa, preparamos algumas dicas. Confira abaixo e boa sorte:

1. Pense quais são seus objetivos , pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos.

2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga. Faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como “quem é você?”, “o que já fez?”, “o que seu último empregador acha de você?”, “quais os resultados que você conseguiu para a empresa?” e “o que você pode fazer pela nova empresa?”.

3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo.

4. Preste bastante atenção no que irá usar . Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem. Tenha sempre em mente que não pode exagerar na roupa (você não está indo para uma festa), nem na maquiagem. Lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência.

5. Leve um currículo impresso, que já o tenha enviado anteriormente.

6. Chegue no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistador. Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do selecionador e se existe alguma outra opção.

7. Irradie entusiasmo.

8. Respire fundo e tente manter a calma.

9. Seja natural e espontâneo. Não demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado, é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.

10. Olhe nos olhos . Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo.

11. Não fale mal da empresa anterior , dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe.

12. Não fique mexendo em objetos , estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora. Isso demonstra ansiedade.

13. Deixe o celular desligado.

14. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua vida profissional.

 15. Não mude de assunto de repente.

16. Não fume , não masque chicletes e nem use óculos escuros.

17. Faça perguntas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!

18. Não fique na dúvida , pode dizer que não entendeu a questão e peça para o entrevistador repetir. Isso não significa que você é uma pessoa menos qualificada para o cargo

19. Pergunte se há previsão para fechar a vaga.

20. Confie em você . E se a resposta não for positiva, não se sinta mal. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.

* Fonte: Sandra Regina Gouveia Moreira.

Esta matéria ajudou você?

+ 272 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios