26 / 10 / 2015

10 dicas para alcançar as metas no trabalho

Identificar quais são seus objetivos profissionais é fundamental para a obtenção de resultados, afirmam consultores organizacionais.
por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

Por Rômulo Martins

Criar metas exige visão estratégica do negócio, o que é de extrema importância para a sobrevivência e o sucesso das organizações. Alcançá-las dependem do perfil e maturidade profissionais, coerência entre meta e objetivos empresariais, competências técnicas e comportamentais requeridas para um determinado cargo ou função, dentre outros quesitos.

O ideal é que as metas sejam atingidas diariamente, recomendam consultores. Para tanto, é imprescindível saber administrar o tempo.dicasparaalcancarmetasnotrabalho

O Empregos.com.br ouviu consultores organizacionais* que falaram a respeito do tema. Eles deram dicas valiosas de como o profissional deve se portar para obter êxito na carreira e alcançar as metas no trabalho.

1. Conheça as metas – não corra atrás de metas sem conhecer os seus reais objetivos. Saber onde você e a organização querem chegar é fundamental para dar significado à meta.

2. Identifique seus objetivos – administre sua carreira. Saiba o que deve ser feito para conquistar os seus objetivos e estipule metas para suas realizações.

3. Planeja-se – atente-se aos prazos estipulados para o alcance das metas e aos recursos necessários para tal. Estabeleça metas diárias e cumpra-as, não deixe tudo para a última hora.

4. Aprenda a priorizar tarefas – utilize o tempo com atividades relevantes que possam auxiliar na conquista da meta. Descarte as outras.

5. Registre seus resultados – anote em uma agenda as metas a serem cumpridas diariamente e o desempenho obtido. Compare-os.

6. Avalie suas competências – conheça ao máximo a sua área de atuação, aprimore e atualize seus conhecimentos, seja curioso. Analise permanentemente sua empregabilidade.

7. Seja proativo – acompanhe o resultado das metas e procure entender qual o seu papel dentro do processo que conduzirá a equipe ou a organização ao objetivo final. Entregue seu trabalho completo. Faça-o com qualidade para não comprometer o resultado da equipe.

8. Seja assertivo e comunicativo – deixe claro aos colegas de trabalho do mesmo departamento e, principalmente, ao seu gestor que você entendeu a sua meta. Não seja agressivo ao ponto de correr o risco de ser sabotado, tampouco adote um comportamento passivo diante das metas estipuladas.

9. Negocie – quem disse que metas não podem ser contestadas? Avalie se as metas formuladas por seu gestor condizem com a realidade organizacional e questione-as apresentando os seus argumentos se necessário.

10. Cuide da saúde psíquica e física – saiba lidar com as suas próprias emoções e com a dos outros; tenha resiliência frente às dificuldades; seja persistente; vá periodicamente ao médico.

*Fontes: Fabiano Caxito, consultor de carreira e autor do livro “Não deixo a vida me levar, a vida levo eu” (Editora Saraiva); Luciano Meira, diretor de conteúdo e facilitação da FranklinCovey; Luiz David Carlessi, consultor do Idort São Paulo.

Esta matéria ajudou você?

+ 3 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios