Relações Públicas

por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

O que é

É tarefa do Relações Públicas criar e administrar uma boa imagem da instituição para a qual trabalha junto aos públicos interno e externo. Ele procura difundir os valores e os objetivos da empresa para acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, governos, imprensa e o público em geral. O profissional também desenvolve e aprimora canais de comunicação com seus públicos, para adequar os produtos e serviços da instituição. Dentro da empresa, ele otimiza a troca de informações e resolve problemas de comunicação entre funcionários e setores. Comunica-se com o público externo através da assessoria de imprensa, para divulgar informações de interesse público, e através de ações como campanhas publicitárias e projetos sociais.

Áreas de atuação

O profissional desenvolve ações e produtos para divulgar uma imagem positiva da empresa interna e externamente. Elabora folhetos e vídeos, realiza festas e palestras tanto para os funcionários quanto para os vários públicos no exterior, que vão de clientes e fornecedores até governos. Organiza o atendimento ao consumidor para registrar sugestões e queixas. Investiga e soluciona problemas de comunicação dentro das empresas. Desenvolve canais de comunicação com a comunidade, os concorrentes, os consumidores, os fornecedores, o governo, a imprensa e o público em geral. Também elabora ações sociais, como creches para filhos de funcionários, iniciativas de proteção ambiental, projetos culturais.

Mercado de trabalho

A preocupação das empresas nos mais diversos setores com a manutenção de uma boa imagem junto aos seus públicos aumenta a importância e o campo de atuação do RP. Profissionais são contratados para organizar tanto a comunicação interna quanto externa. Surgem e crescem as oportunidades em agências de relações públicas, bancos, empresas de telecomunicações e nas indústrias de embalagem e farmacêutica. Também há vagas no setor público. As melhores colocações estão no terceiro setor, em ONGs e instituições de assistência social. O sudeste e o Distrito Federal são os grandes pólos empregadores.

Principais faculdades

AL:
– Maceió – Ufal

AM:
– Manaus – Ufam; UniNILTON LINS

BA:
– Salvador – Uneb; Unifacs

CE:
– Fortaleza – UniNILTON LINS

DF:
– Brasília – IESB

ES:
– Vitória – Faesa

GO:
– Goiânia – UFG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – PUC; UFMG; UMA; UniBH
– Uberaba – Uniube

MS:
– Campo Grande – UCDB

PA:
– Belém – Unama

PB:
– João Pessoa – UFPB

PE:
– Recife – UNICAP

PI:
– Teresina – Uespi

PR:
– Curitiba – PUC; Unibrasil; UFPR
– Londrina – UEL; UNOPAR

RJ:
– Rio de Janeiro – Uerj; UGF

RN:
– Natal – UnP

RS:
– Pelotas – UCPel
– Porto Alegre – PUC; UFRGS

SC:
– Itajaí – UNIVALI

SP:
– Campinas – PUC
– Santos – Unimonte; Unisantos
– São Paulo – Belas Artes; Cásper Líbero; FECAP; São Marcos; Unicsul; Unisa; USP

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios