Meteorologia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

A meteorologia estuda as condições físicas da atmosfera terrestre e prevê seu comportamento em determinados lugares durante um certo período. O profissional se familiariza com ventos, correntes marítimas, chuvas, temperaturas do ar e da água. Coleta informações com equipamentos como satélites e radares e cria modelos de análise e previsão em computadores.

Áreas de atuação

São várias as utilidades das previsões meteorológicas. Na agricultura essa ciência é vital para prever as melhores épocas de plantio e colheita e os riscos à plantação e aos animais, como tempestades, tornados etc. Os tráfegos aéreo e marítimo também contam com a meteorologia para realizar viagens com segurança. Na área ambiental, o profissional estuda mudanças como o efeito estufa. Os meios de comunicação contratam esse profissional para a previsão do tempo e para evitar interferências nas transmissões. No setor técnico, ele pode desenvolver equipamentos de medição de dados.

Mercado de trabalho

A previsão do tempo é o setor que mais emprega, e faltam profissionais no mercado. Muitos órgãos públicos contratam o meteorologista, assim como institutos de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),mas também empresas privadas, que vendem seus serviços aos meios de comunicação. Professores também são procurados, já que os cursos de formação estão crescendo no país.

Principais faculdades

AL:
– Maceió – Ufal

AM:
– Manaus – UEA

PA:
– Belém – UFPA

PB:
– Campina Grande – UFCG

RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ

RS:
– Pelotas – UFPel
– Santa Maria – UFSM

SP:
– São Paulo – USP

Esta matéria ajudou você?

+ 1 pessoa ajudada
Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.